Connect with us

DESTAQUES

XXII Encontro de Folguedos enaltece o legado das lavadeiras de Pio IX; veja fotos do 1º dia

Publicado

em

O Encontro de Folguedos de Pio IX celebra as tradições e a cultura do povo piononense há mais de 20 anos. Em 2024 chega a sua 22ª edição e tem como tema As lavadeiras de Pio IX: Tradição que as águas do tempo não apagam.

Realizado pela Prefeitura Municipal na gestão “Trabalho e respeito para todos” do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra, através do Departamento de Arte e Cultura, o Encontro de Folguedos é uma verdadeira volta ao passado, uma viagem no tempo marcada por recordações e emoções.

A programação que tradicionalmente acontece no Terreiro da Fazenda evidencia durante os dias 28 e 29 de junho deste ano como era a realidade do trabalho árduo das lavadeiras, de imenso valor, mas muitas vezes invisível aos olhos da sociedade. Símbolos de união e solidariedade as lavadeiras em sua rotina diária, reuniam-se às margens de rios e açudes para realizarem suas tarefas cotidianas transformando em um ambiente de partilha e cooperação.

O prefeito Silas Noronha esteve presente com a primeira-dama Veruska Noronha, juntamente com o vice-prefeito Etinho Bezerra e esposa Clebiana Telles (secretária de Educação). Além destes estiveram na mesa de honra a secretária de Saúde, Josélia Leite; as professoras Aline Alencar (Coordenação de Esportes da SEMEC) e Luana Santos (Representante do PPAIC); os vereadores Jonjon e Eliane Bezerra; a secretária de Governo, Simone Bezerra; a diretora do IFPI, professora Raimundinha Ferreira; entre outras autoridades e membros da gestão municipal e da Comissão Organizadora do XXII Encontro de Folguedos.

“Não poderíamos jamais deixar de realizar esse evento que é nossa cultura. Nós da gestão – Trabalho e respeito para todos – estamos realizando o 22º Encontro de Folguedos. Vemos a alegria do povo, as famílias prestigiando e isso para mim é muito gratificante. Seu Deus quiser vai continuar por muitos anos porque o povo de Pio IX me abraçou”, destacou o prefeito Silas Noronha.

Foram mencionados os secretários: Napoelão Rosendo, Malvina Noronha, Samuel Noronha, João Victor, Técio Alencar e Erton Antão; os departamentos: Paulo Lúcio (Supervisor municipal de Educação), Nayra Bezerra (Coordenação Pedagógica da SEMEC), Lidiane Amorim (Diretora EJA), Luana Santos (Professora PPAIC), Jorge Bezerra (coordenador de Transportes), Atanailda Talles (Departamento de merenda), Juarez Alencar (Procurador do município), além dos vereadores Gabriel Noronha, Geraldinho Alencar, Hipérides Alencar, dentre outros parlamentares.

Fátima de Sousa é filha da lavadeira Francisca Maria Bernarda (Bidôra) que foi homenageada e seu nome denomina o palco dos artistas da terra. Fátima falou sobre a trajetória e o legado de sua mãe.

Publicidade

“É uma homenagem muito especial. A população se emocionou com a escolha do tema. É um orgulho ter visto minha mãe que conseguiu formar a filha professora e pós-graduada. Mesmo ela não sendo escolarizada tinha uma visão de futuro. Ela foi mãe solo de quatro filhos. Somos todos formados. Ela dedicou a vida ao trabalho deixando isso como legado. O trabalho ele dignifica do grande ao pequeno e todos têm o seu valor e sua importância. Hoje a emoção tomou conta. Um misto de sentimentos, mas na certeza de que sou filha de uma grande mulher que criou quatro filhos lavando roupas para os moradores de Pio IX. Ela lutou bravamente contra o câncer e faleceu em 2013. Ela nasceu para ser forte e isso resume minha mãe. Através do estudo ela deixou o futuro garantido para mim e para meus irmãos. Isso me deixa feliz”, disse Fátima destacando que muitas pessoas parabenizaram ela e as equipes organizadoras pela escolha do tema deste ano.

A mensagem

“Elas por si só são exemplos de mulheres de coragem, de luta, que não tinham medo do que vinha pela frente porque tinham coragem para trabalhar. O trabalho foi a marca registrada dessas mulheres. Todas no caminho do bem, de fé e coragem. Eu e outras filhas de lavadeiras temos essa inspiração: fé, coragem e trabalho. Esse foi o legado dessas mulheres”, declarou Fátima.

Homeageadas

As lavadeiras homenageadas no XXII Encontro de Folguedos de Pio IX são: Joana Arrais de Carvalho, Regina Maria da Conceição, Maria Alexandre do Nascimento, Maria Adalgisa da Conceição, Joaquina Queiroz, Francisca Lopes de Sousa, Damiana Maria da Conceição, Maria dos Santos de Carvalho (Biá), Francisca Maria da Conceição, Maria Francisca Ferreira Gondinho (Nenê Gondim), Francisca Maria da Rocha (Chica Preta), Maria Pereira da Silva (Maria Jacinta), Francelina Maria de Melo (Lô), Maria Cleide de Melo do Nascimento (Leuda), Francisca Maria Bernarda (Bidôra), Maria da Conceição Silva, Marta Francisca Chavier (Dona Marta), Maria Vicença da Conceição (Maria Pequena), Maria Vicencia do Espírito Santo (Maria Custódio), Isabel Amâncio Barbosa (Biana), Maria do Nascimento Arrais Santos, Alzira Francisca de Sousa, Antônia Maria dos Santos Fernandes, Maria Ester de Carvalho, Francisca Miguelina da Costa, (Chica da Miguelina), Francisca Alves de Moura (Ceci), Maria do Carmo Canuto Ribeiro (Dona Carmina), Antônia Raimunda de Oliveira (Tunica), Maria Altina da Silva, Antônia Maria Dr Carvalho Nascimento, Maria Clemilda Alves de Sousa Gomes, Maria Isaura da Costa do Nascimento, Raimunda Maia de Jesus Sousa, Josefa Alzira da Conceição (Zefa do Galdino), Maria Linira Alves (Tizinha), Raimundo Amarante da Silva (Raimunda Custódio), Francisca Das Chagas Canuto Beniz, Rita Neta de Alencar, Julia Maria de Jesus e Severina Josefa de Carvalho.

O Encontro de Folguedos de Pio IX é marcado por uma majestosa ornamentação que transforma o ambiente, além de exposições de artesanato e da culinária nordestina, com shows dos artistas da terra, cantores a nível nacional e apresentações culturais que evidenciam o talento de crianças, adolescentes e adultos.

Cada barraca instalada representa um local como fonte de água que era utilizada pelas lavadeiras.

Abertura

A solenidade de abertura iniciou às 16h, e foi conduzida pela professora e ativista cultural Luciene Amorim. Luciene, bastante emocionada, falou sobre pessoas que por muito tempo exerceram o trabalho como lavadeira.

Publicidade

As atrações artísticas se apresentaram no palco Francisca Maria Bernarda (Bidôra), lavadeira homenageada deste ano. Quem iniciou foi a cordelista Nathielly Rayca que declamou o cordel intitulado Lavadeiras de Pio IX. No palco seguiram com as apresentações os artistas: Lailson Félix e Willys, Tonho de Corrinha, e Eli Ribeiro.

Professora Luciene Amorim
Cordelista Nathielly Rayca
Lailson Félix e Willys
Tonho de Corrinha
Eli Rbeiro

Apresentações culturais

A primeira apresentação cultural da noite foi com as Lavadeiras de Pio IX e Companhia, coordenada por Joserlândio Bernardo. A solenidade foi presidida por Luciene Amorim e o cerimonialista Carlos Antônio (Pelé).

A exibição aconteceu graças a parceira entre Departamento de Cultura com a Secretaria de Educação (alunas da EJA) e Secretaria de Saúde através do Programa Saúde em Movimento. Na ocasião foi exibido um vídeodocumentário que narrou um pouco da história e elas foram agraciadas com lembranças (veja mais fotos na galeria abaixo)

A segunda apresentação intitulada Lavando a roupa, cantando a vida foi da Escola Tia Ana Matutina (sede) que é dirigida por Cláudia Cilene.

A Escola Paulo Freire, situada no Assentamento Paulo Freire – São Luís, dirigida por Aparecida Nascimento fez apresentação denominada As lavadeiras e a sabedoria transmitida por gerações.

A Escola Dona Anita Teles dirigida por Joselúcia Araripe, adentrou ao Terreiro da Fazenda ressaltando o Lamento da lavadeira.

O tema As lavadeiras e as cantigas de roda ficou a cargo da Escola Inácia Luiza de Jesus da comunidade Serra do Jatobá, situada na zona rural (Escolinha Serra do Jatobá). A escola é dirigida por Cícera.

As lavadeiras e as fontes de água foi um tema que retratou a relação das mulheres com rios, córregos, nascentes, entre outras fontes que serviam para a execução dos trabalhos diários. O tema foi representado pela Escola Projeto Mineiros dirigida por Chaguinha Andrade.

A Escola José Antão de Alencar Neto dirigida por Sérgio Melo expressou a atividade cultural As lavadeiras: entre os espinhos e flores, labor e sustento de nossa gente.

O Canto das lavadeiras e o legado musical do Gonzagão foi uma manifestação interpretada pela Escola Libânio José de Carvalho. A unidade tem como diretora Josefa Melo.

O Instituto Federal do Piauí, Campus de Pio IX, é dirigido por Raimundinha Ferreira. Os alunos dançaram a quadrilha estilizada com a Junina Arrasta Pé.

Após as apresentações, a primeira noite seguiu com os shows de Joquinha Gonzaga, Serginho Gomes e os Novatos.

Programação

Toda a programação desta sexta-feira, 28, pode ser acompanhada através do Youtube pelo endereço eletrônico: https://www.youtube.com/live/80bKvcbuuYw?si=eFUNWzSFq8jSMfrh

O segundo dia do XXII Encontro de Folguedos prossegue neste sábado (29), com os artistas Daizinho, Victor Canutto, Tonho do Acordeon e Ray dos Teclados no palco Francisca Maria Bernarda (Bidôra), além das apresentações culturais e dos shows musicais de Os Gonzagas, Guilherme Dantas e Forró do Gui.

Veja mais fotos do cenário, artistas da terra, apresentações culturais e shows no primeiro dia

Publicidade

Apresentações

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS