Connect with us

Paquetá do Piauí

Prefeito Clayton participa da manifestação “SEM FPM NÃO DÁ!” e busca soluções para queda de recursos em Paquetá do Piauí

Publicado

em

Mais de 200 prefeitos do Piauí, em defesa dos municípios do Estado, participaram nesta quarta-feira, 30 de agosto, da manifestação “SEM FPM NÃO DÁ!”, em Teresina, em frente a Assembleia Legislativa (ALEPI).

Dentre eles, o prefeito de Paquetá do Piauí, Anderson Clayton Barros, seu uniu na mobilização para buscar respostas e soluções para queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre outros impasses como atraso na liberação das emendas e a diminuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A mobilização organizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e Confederação Nacional de Municípios (CNM) teve como objetivo chamar atenção da sociedade, governantes, deputados estaduais e federais e principalmente do Governo Federal sobre os problemas que assolam os municípios do Piaui e de outros estados da Região Nordeste do Brasil.

Depois de se reunirem em frente à Alepi, o prefeito Clayton juntamente com outros gestores adentraram ao Cine Teatro situado na Assembleia e lá foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Franzé Silva. Os gestores elaboraram uma carta solicitando resolução dos problemas para entregar ao presidente Lula que chega ao Piauí nesta quinta-feira, 31.

Clique aqui e veja fotos da mobilização!

O prefeito Clayton além de participar da mobilização em Teresina, decretou que Prefeitura de Paquetá do Piauí aderisse à paralisação das atividades nesta quarta-feira, 30.

Publicidade

“Essa queda no repasse do FPM prejudica sensivelmente os municípios principalmente aqueles municípios pequenos considerados 0.6 onde temos folha de pagamento, educação, saúde, lei de responsabilidade fiscal. Praticamente ficamos de mãos atadas com essa situação que é a queda do repasse do fpm. Estamos fazendo esse movimento nacional combinado em vários estados do Brasil para reivindicar essa melhoria já que houve uma queda substancial nos repasses dos recursos para nossos municípios, principalmente os menores, carentes, que não têm poucas fontes de renda. Ficaram comprometidos”.

A situação que os municípios se encontram pode levar a demissões e redução de salários.

“Não queremos prejudicar o povo do nosso município. Não temos interesse em demissões e nem em redução de salários. Não temos interesse em paralisação dos serviços. Então reivindicamos e imploramos por essa melhoria para podermos dar continuidade ao trabalho que estamos desenvolvendo no nosso município de Paquetá”, afirmou Clayton Barros.

Julho registrou uma redução de 30% no FPM em relação ao mesmo período do ano passado. Em agosto a redução chegou a 50% também em relação ao mesmo período de 2022. Os gestores solicitam ainda as emendas de Educação, Saúde e Assistência Social.

Carta ao presidente Lula

O presidente da APPM, Toninho de Caridade, detalhou os propósitos da carta, que apresenta dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM) demonstrando a realidade enfrentada pelos municípios do Piauí.

“Através desta carta, queremos sensibilizar o governo para as finanças afetadas e mostrar que a população, e não os prefeitos, é quem sofrerá com a redução dos repasses. Nossa esperança é que o governo compreenda a gravidade da situação e tome medidas para aliviar esse fardo sobre os municípios”, concluiu Toninho de Caridade.

Da região de Picos, além de Cleyton, participaram do ato os prefeitos: Toninho (Caridade do Piauí); Elvis Ramos (Ipiranga), Dr. Tico (Campo Grande) Belim (Vila Nova do Piauí), Dr. Samuel (São Julião); Silas Noronha (Pio IX); Filipe Gonçalves (Caldeirão Grande do Piauí); Corinto Matos (Marcolândia); Zé Wliisses (Simões); Ademar Carvalho (Bélém); Joaquim Neto (Patos do Piauí); Miguel Rodrigues (Itainópolis); Novim (Francisco Macedo); Eudes Ribeiro (Fronteiras); Barroso Neto (Santa Cruz); Márcio Moura (Simplício Mendes); Rivaldo Carvalho (Massapê); Dr. Luís José (Francisco Santos); Djalma Policarpo (Monsenhor Hipólito); Elbert Holanda (Inhuma); Guilherme Maia (Wall Ferraz); Valdinar Silva (Padre Marcos); Admaelton (São José); Manoel Portela (Aroazes); Raimundo Júlio (Queimada Nova) e Sávio Moura (Lagoa do Sítio).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS