Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO | Prefeito Novim participa de ato ‘SEM FPM NÃO DÁ’ em Teresina e discute solução para queda de receitas

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 30 de agosto, o prefeito de Francisco Macedo, Adeílson Carvalho (Novim), participou da manifestação “SEM FPM NÃO DÁ!” na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), em Teresina.

A mobilização foi organizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), e aconteceu em decorrência da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal recurso federal utilizado pela grande maioria das cidades do Nordeste para custear a manutenção da administração municipal.

Além do prefeito Novim, cerca de 200 prefeitos do Piauí participaram da mobilização em defesa dos municípios piauienses.

Inicialmente, houve uma concentração dos prefeitos em frente a ALEPI, em seguida, teve continuidade no Cine Teatro, na parte interna da Assembleia, onde os gestores estiveram reunidos com a bancada de deputados estaduais.

Na ocasião, os gestores municipais cobraram as emendas parlamentares, buscaram soluções para as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Em entrevista, o prefeito Novim relatou como ele ver a mobilização e a importância dos prefeitos se unirem para as reivindicações.

“É uma mobilização muito importante, somente com união a gente vai conseguir chegar a resolver esses problemas, porque são pautas não só do município de Francisco Macedo, mas de todo Piauí. É um momento de unirmos forças e reivindicar nossos direitos, porque além da queda dos repasses, nós temos a dificuldade da liberação das emendas parlamentares que é um direito nosso. Entre outras coisas que estão sendo debatidas, como a reforma tributária e, a gente espera que através dessa mobilização a gente consiga resultados positivos para levar o desenvolvimento para nossa cidade”, declarou o gestor.

Uma medida adotada pelos prefeitos é a entrega de uma carta ao presidente Lula que desembarca no Piauí nesta quinta-feira, 31. Toninho de Caridade, que é presidente da APPM detalhou os propósitos da carta que apresenta dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM) demonstrando a realidade enfrentada pelos municípios do Piauí.

Publicidade

“Através desta carta, queremos sensibilizar o governo para as finanças afetadas e mostrar que a população, e não os prefeitos, é quem sofrerá com a redução dos repasses. Nossa esperança é que o governo compreenda a gravidade da situação e tome medidas para aliviar esse fardo sobre os municípios”, concluiu Toninho de Caridade.

Conteúdo relacionado

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS