Connect with us

Jacobina do Piauí

JACOBINA | Jornada Pedagógica prepara profissionais para a Educação em Tempo Integral nas escolas da rede

Publicado

em

A Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta quinta-feira, 07 de março, a Jornada Pedagógica 2024 para educadores da Rede Municipal de Ensino.

A Jornada Pedagógica, tem como tema “Esperançar uma educação inovadora e afetiva”, com intuito de promover reflexões e preparar os profissionais para o ano letivo, com foco na inserção da Educação em Tempo Integral nas escolas da rede municipal.

O evento, que segue até esta sexta-feira(08), acontece no poliesportivo, reunindo professores, coordenadores, gestores escolares e toda a equipe da Secretaria de Educação do município.

Na abertura, a secretária de Educação de Jacobina, Edilene Paula, a Dilora, recepcionou os profissionais, quando repassou orientações e informações a acerca o ano letivo de 2024.

Em seguida, foi realizada uma palestra, ministrada pelo professor mestre Marcos Luan, que abordou sobre o tema “Professor, gente que (trans)forma gente”. Em sua fala, o palestrante reforçou as discussões sobre a educação integral, considerando a formação física, intelectual, social, afetiva e emocional, além dos conteúdos escolares.

Ainda pela, manhã, outra palestra, com a temática “A vida vale a pena ser vivida”, foi conduzida pela professora Eva Costa.

Em entrevista, a secretária de Educação, Edilene Paula, a Dilora, destacou que a Jornada Pedagógica, é um momento fundamental de reflexão, formação e planejamento para os profissionais. “É uma oportunidade valiosa para alinhar novas práticas pedagógicas, discutir desafios e estratégias, além de promover a integração entre os profissionais da educação”, disse. 

A gestora frisou que o evento proporciona a atualização sobre questões relevantes e emergentes na área educacional, incentivando a troca de experiências e boas práticas, mediante os novos desafios gestão escolar, que é inserção da Educação em Tempo Integral.

“Vamos ofertar a Educação em Tempo Integral, em que. anteriormente, houve um momento com os pais, e agora está sendo trabalhado com os professores. Estamos otimistas e acreditamos que esse modelo de ensino vai dar certo. Então a jornada está voltada para isso, abrangendo discussões que possibilitam que todos os professores recebam as ferramentas para trabalhar com os alunos de forma igualitária”, finalizou.

A programação continuou no período da tarde, com outras três palestras. A professora Josilene Cavalcante, ministrou sobre o temática “Educação inclusiva e o fazer docente — desafios e perspectivas”. Já a professora Katiana Rocha, conduziu as discussão sobre a “Matriz curricular e rotina escolar”, concluindo com o professor Marcos Luan, que abordoou sobre a “Educação para a equidade: possibilidades para inovação e educação integral”.

A Educação em Tempo Integral será inserida nas 10 escolas da rede municipal, com um currículo diversificado, voltado para os 1.200 alunos matriculados. A previsão de iício das aulas é para terceira semana de março.

A programação de amanhã, inicia com a entrega de lixeiras nas escolas, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente. Em seguida, acontece uma palestra conduzida por Denis Costa, sobre a “Tríade: escola, afeto e família”. Na sequência, a professora Renata de Jesus, abordará sobre “Avaliação da e para aprendizagem”.

Logo após, serão os planejamentos por modalidade de ensino ( Ensino Fundamental I e II e Educação Infantil). No período da tarde, serão realizadas as palestra “Saúde na escola”, com a enfermeira Poliana Oliveira, e sobre “Educação que inspira e acolhe”, com o professor Vitor Leal.

O evento educacional, vai encerrar com os informativos que serão repassados pela secretária de Educação, Edilene Paula.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS