Connect with us

Inhuma

17ª Semana Nacional de Museus é aberta em Inhuma

Publicado

em

A programação da 17ª Semana Nacional de Museus em Inhuma, teve início na manhã desta segunda-feira (13), às 8h, com palestras, implantação do Projeto Gela Teca – de incentivo a leitura, entrega do Prêmio Leitor Mais Assíduo, além de visitas abertas à comunidade, e visitas agendadas com as escolas.

O evento acontece no Centro Cultural Francelino Souza Araújo onde abriga o Museu Histórico e Cultural e fica localizado na rua Acelino Almeida, nº 120, Centro, Inhuma – PI.

A 17ª Semana Nacional dos Museus acontece em todo o país. Nesse ano o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) tem como tema: “Museus como Núcleos Culturais: o futuro das tradições”.

Na décima sétima edição nacional, a Educação de Inhuma implantou o projeto Gela Teca. De acordo com o professor e secretário de Educação, Marcos Antônio, tem por finalidade incentivar a leitura e a doação de livros. Com tema “Leve um livro solte a mente, deixe que outro me alimente”.

Marcos Antônio, fala da importância do evento e explica sobre o projeto Gela-Teca.

Publicidade

Professor e Sec. Edu.: Marcos Antônio

“O motivo maior é promovermos para os alunos e para a sociedade o conhecimento da nossa história, identidade e origem. Hoje podemos sentir as crianças questionando e perguntando sobre peças do museu, fotos de autoridades políticas sobre quem foi o primeiro prefeito de Inhuma, lançando perguntas sobre a história política e administrativa. Isso para nós é uma satisfação vê-las com esse interesse”, destacou.

Alunos e professores ao lado do projeto Gela Teca

“Temos o Gela Teca que é um geladeira em forma de biblioteca ambulante que nós temos como objetivo desenvolver nas escolas da zona urbana e rural e serve para conscientizar os alunos da importância da leitura”, explicou.

A vereadora Aparecida Barbosa que também é professora de História, revelou que sempre teve o olhar voltado para as memórias históricas de Inhuma, o que para ela os museus possuem um significado de grande relevância.

“Estamos de parabéns por termos um excelente projeto, o Gela Teca, que é um projeto que vem abrilhantar a nossa semana […] sempre tive um olhar em preservar a história e a memória dos inhumenses. Os museus exercem um significado extremamente relevante.

Alunas ao lado da profª Aparecida Barbosa

“Muitos pensam que eles são apenas um caminho em direção ao passado, quando na verdade são muito mais que isso. É um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, pois olhar o passado é conhecer o que foi feito para aprimorar mecanismos que podem influenciar o presente, para que novos conhecimentos e técnicas sejam disponibilizadas para a sustentabilidade das futuras gerações”, ressalta a professora.

Publicidade

Fundado em 1997, o Centro Cultural Francelino Souza Araújo (Casa da Cultura) abriga o Museu Histórico e Cultural de Inhuma com acervo de bens culturais do município, dentre eletrônicos, mobiliários, fotografias, artesanato e utensílios de época.

A coordenação convida toda a comunidade e lembra que o Centro Cultural está aberto para visitação no período de 08h até as 17h.

A programação da décima sétima edição da Semana Nacional de Museus prossegue durante toda a semana até a próxima sexta-feira (17).

Por Equipe Ascom Inhuma

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS