Connect with us

DESTAQUES

INHUMA | População vai às ruas e diz não ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; fotos

Publicado

em

Nesta terça-feira, dia 14, uma multidão tomou as ruas da cidade de Inhuma, em uma caminhada alusiva ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A caminhada foi promovida pela Prefeitura de Inhuma que tem à frente o prefeito Silva Júnior, através da Secretaria de Trabalho e Ação Comunitária, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Conselho Tutelar e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Delegacias de Polícias, Poder Judiciário e Ministério Público.

Alunos e professores das escolas da rede estadual e municipal, gestores, servidores municipais e toda a população inhumense unidos em um só proposito, o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A caminhada com o slogan ‘Inhuma também fazendo bonito, proteja nossas crianças e adolescentes’, teve início no Poliesportivo deputado Mussa Demes, no bairro Liberdade. Munidos com faixas e cartazes, centenas de pessoas percorreram diversas ruas da cidade, dizendo não à violência sexual contra menores e teve como objetivo prevenir e de chamar a atenção da população inhumense para denunciar estas situações que, infelizmente, também ocorre no município.

Durante o percurso foram realizadas duas paradas, onde foi refletido sobre a temática. Em cada uma delas, representantes de órgãos defensores dos direitos das crianças e adolescentes realizaram falas alertando sobre a importância de denunciar e procurar ajuda em casos de violência contra menores, sobre o papel da família, do Conselho e de toda a sociedade.

“O dia 18 de maio é o dia D, na verdade todo o mês de maio é relacionado a essa campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, devido na data de 1973 ter acontecido um crime bárbaro. Eu queria chamar atenção aos sinais a qual leva as pessoas despercebidas a não acompanharem o que acontece em suas casas em suas residências. É preciso primeiro se atentar, uma criança que é alegre, uma criança que participa ativamente da sua vida, no brincar na escola e de repente de uma forma brusca começa a se retrair, começa a ficar triste começa a chorar pelos cantos, começa a praticar automutilação, esses são alguns sinais visíveis que todos nós temos que perceber, para poder identificar porque o abusador ele é silencioso” ressaltou Edilson.

Publicidade

A caminhada foi encerrada na Praça João de Deus Carvalho – a conhecida Praça da Prefeitura, onde houve uma apresentação cultural dos alunos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos –  SCFV e uma apresentação teatral com os jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA.

_Gestores, diretoras de escolas e vereadora avaliam movimento:

Em discurso a primeira – dama Maxshuellma Rufino fez uma avaliação positiva e deixou a mensagem representando o prefeito Silva Júnior.

“Nesse momento eu quero deixar a mensagem para vocês do prefeito Silva Júnior, de força de luta contra todas as formas de violência dos direitos das crianças e adolescentes do município de Inhuma. O prefeito Silva Júnior abraça essa causa e desde o início de sua gestão tem se preocupado em trazer e conclamar a sociedade inhumense para se envolver nessa luta, que é uma luta pelos direitos mais sublimes de desenvolvimento das crianças e adolescentes do nosso município e por conta disso aderiu ao prefeito amigo da criança e a busca do Selo Unicef”, ressaltou.

Maxshuellma que também é articuladora do Selo Unicef, parabenizou às equipes e a sociedade inhumense que se envolveu na manifestação.

“Como articuladora do Selo Unicef a gente parabeniza todas as equipes, à sociedade inhumense e, de modo muito especial, parabenizo a todos que se envolveram nessa caminhada porque ela representa a força do Conselho Tutelar, das escolas e dos outros órgãos que estão em defesa das crianças e adolescentes”, parabenizou.

Publicidade

A primeira-dama elogiou a gestora da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Comunitária, Rosimar Pacheco, e também a coordenadora do CREAS, Conceição Rodrigues, juntamente com a equipe, assim como o CRAS, Conselho Tutelar e as escolas do município representadas pelo secretário de Educação, Marcos Antônio.

“Quero deixar o nosso abraço ao Secretário de Educação Marcos Antônio e de modo muito especial, quero dizer que estamos aqui para lutar contra todas as formas de violência, principalmente para trazer para a sociedade de Inhuma o protagonismo infanto-juvenil”, frisou Maxshuellma.

A secretária de Trabalho e Ação Comunitária, Rosimar Pacheco, uma das organizadoras e mobilizadoras do ato, falou também sobre a temática.

“Nós sabemos que o dia é no dia 18, só que Inhuma resolveu fazer a semana para o dia 18. Hoje foi o pontapé inicial com a caminhada. Ainda hoje iremos para as Baixas, amanhã para o Forte e quinta-feira iremos para o Roque, então gente denuncie, nós temos uma mania que só existe na televisão, mas a qualquer momento pode bater na nossa porta; com um filho, com um neto ou com um bisneto, então vamos tomar conta das nossas crianças e conscientizá-las”, disse Rosimar Pacheco.

O professor Marcos Antônio, secretário de Educação e vereador disse que a luta é de toda população.

Publicidade

“Quero cumprimentar todas as pessoas que aqui estão efetivamente nessa luta de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Quero conscientizar a população que essa luta não é somente do poder público, é de toda sociedade, cada pessoa, cada pai, cada mãe e cada vizinho. Enfim, toda sociedade tem que entrar nessa corrente, nessa luta e defender as crianças da nossa cidade.

Marcos também orientou que as pessoas denunciassem abusos contra crianças e adolescentes aos órgão competentes.

“Denuncie, procurem os órgãos reguladores, procurem os órgãos oficiais para denunciar, o Ministério Público, Conselho Tutelar, Delegacia. Todos os órgãos estão aptos a receber as denúncias e tomar as providencias, não podemos deixar que as pessoas abusem das nossas crianças. Vamos abraçar esta causa em favor do município e das nossas crianças”, pontuou.

_Mais avaliações:

“É importantíssimo que esse momento aconteça e que haja essa interação entre família, escola, poder público e gestão municipal. Pois é uma maneira de incentivar as vítimas a denunciarem” disse Francisca Gonçalves, diretora da Escola Manoel Macêdo.

Publicidade

“Se faz necessário que esse momento aconteça, pois, a cidade não está livre de casos de abuso sexual e exploração de menores. A gestão e as secretarias agem muito bem promovendo essa luta”, disse Maria Helena Alves, diretora da escola, João de Deus Carvalho.

“Acompanho a juventude por também ser professora, é um momento muito especial, mas também muito delicado por que trabalhamos um tema que ainda é pouco debatido em casa, convidar o psicólogo e o advogado para esclarecerem melhor acerca do assunto contribuem na divulgação da causa”, falou a vereadora Aparecida Barbosa.

“É gratificante prestigiar este evento, fico muito contente pelo convite. O evento é de suma importância para o município e para as crianças e adolescentes, pois dá voz a causa. E quando falamos das nossas crianças isso mexe no nosso interior”, disse a vereadora Kátia Cortez.

_Presenças:

Além da primeira – dama Dra. Maxshuellma Rufino que representou o prefeito na ocasião, outras autoridades também participaram da mobilização, como os secretários municipais, Marcos Antônio (Educação), Rosimar Pacheco (Trabalho e Ação Comunitária), Edmilson Júnior (Esportes, Juventude e Lazer); as vereadoras Aparecida Barbosa e Kátia Cortez; a coordenadora do CRAS, Ana Flávia; a coordenadora do CREAS, Conceição Rodrigues; o psicólogo do CREAS, Edilson Cavalcante e o assessor jurídico da SEMTAC, Aureliano Pinheiro.

Publicidade

Professores e alunos das escolas municipais, Tia Neném Brito, João de Sousa Leal, João Amilton, Antônio de Deus Carvalho das escolas estaduais, CEEP João de Deus Carvalho e Manoel Ferreira Barbosa de Macedo que também participaram da caminhada.

_A data:

O manifesto lembrou o dia 18 de maio, instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A escolha da data é para que a sociedade não esqueça a morte da garota Araceli Cabrera Sanches, que foi estuprada e assassinada, aos 8 anos de idade, em Vitória, no Espírito Santo, no ano de 1973.

_Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS