Connect with us

DESTAQUES

Chesf realiza redução da vazão na Barragem de Boa Esperança; veja situação dos rios no Piauí

Publicado

em

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou neste sábado (15) que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) realizou uma redução da vazão da Barragem de Boa Esperança de 2.000 m³/s para 1600 m³/s. A situação pode mudar de acordo com o registro de chuvas.

Segundo o CPRM, a Barragem de Boa Esperança apresenta volume útil de 69,35%, com uma afluência média de 1690 m³/s.

Os níveis do rio Parnaíba nos municípios de Floriano e Luzilândia permanecem na cota de alerta. Já a cidade de Teresina continua na cota de atenção.

Teresina

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5, 13 m, em cota de atenção, mas abaixo da cota de alerta que é de 5,50 m, sendo previsto um pequeno aumento nas próximas horas para 5,16 m. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.

Neste sábado a chuva ocorrida causou alguns acidentes, com um caminhão ficando pendurado em ribanceira na BR-343 e várias ruas alagadas.

Publicidade

As chuvas registradas neste mês já causaram vários problemas em Teresina, principalmente devido ao escoamento da água. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef) atualmente 511 famílias estão desabrigadas. A maior parte das famílias atingidas são oriundas dos bairros Mafrense, Vila Apolônia, Poti Velho e Residencial Lindalma Soares, localizados na Zona Norte de Teresina.

Floriano

Na região de Floriano, a cota do rio Parnaíba tem diminuído nos últimos dias. A situação mais alarmante na cidade foi registrada no dia 3 de janeiro, quando o nível do rio Parnaíba chegou a 8,63 m e a água chegou a invadir a avenida Esmaragdo de Freitas, bairro São Cristóvão.

A cota atual do rio Parnaíba é de 7,06 m, estando na cota de alerta, portanto abaixo da cota de inundação por 1,92 m, sendo previsto que o nível reduza significativamente após a redução da vazão liberada pela barragem. É previsto que o nível chegue nas próximas horas em 6,87 m. A cota de inundação é definida em 8,98 m.

Luzilândia

A cota atual do rio Parnaíba em Luzilândia é de 5,14 m, com valor de previsão para as próximas horas de 5,15 m, então ela permanece na cota de alerta. A cota de inundação, que é de 5,70 m.

Uruçuí

Chuvas e cheia do Rio Parnaíba destroem trecho da PI-247, em Uruçuí, no Sul do Piauí

Chuvas e cheia do Rio Parnaíba destroem trecho da PI-247, em Uruçuí, no Sul do Piauí

O município de Uruçuí possui três rios: o Parnaíba, Uruçuí Preto e o Balsas, que contribuem para o volume de água que atinge a região. O CPRM informou que dados apontam volumes com vazões da ordem de 1.860 m³/s. O valor máximo já registrado na região neste ano foi no dia 3 janeiro, com valores próximos a 2.120 m³/s.

Publicidade

Outros rios

O Serviço Geológico do Brasil informou que a situação nos principais rios do estado do Piauí estão normais.

A cota atual do rio Poti, em Teresina, é de 2,33 m, devendo sofrer uma pequena redução nas próximas horas com valores em torno de 2,29 m, e mantendo-se em situação de normalidade.

Em Barras, o nível do rio Marathaoan é de 3,40 m, superando em 20 cm a cota de atenção que é de 3,20 m, sendo prevista a manutenção desse valor nas próximas 8 horas.

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 4,17 m, devendo sofrer pequena elevação nas próximas horas para valores em torno de 4,18 m, ainda em situação de normalidade.

Publicidade

Fonte: G1

Facebook

MAIS ACESSADAS