Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Após forte chuva, Prefeitura de Picos planeja ações de prevenção para período chuvoso

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos, com o apoio das secretarias de Obras, Serviços Públicos, Defesa Civil, Trânsito, Agricultura e Saúde, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (16) com representantes do Corpo de Bombeiros de Picos para tratar sobre ações que devem ser tomadas para as próximas chuvas no município.

O encontro está sendo realizado pela segunda vez, após as fortes chuvas que caíram em Picos no mês de janeiro e na madrugada de hoje, tendo sido esta a maior do período chuvoso, com duração de quase cinco horas, chegando a registrar 106mm em menos de 24h.

De acordo com o Procurador Geral do Município, Maycon Luz – que representou o prefeito Padre Walmir, o qual está com agenda na capital –, a demografia do município proporciona os desconfortos causados pela chuva e, por isso, viu-se a necessidade de criar um comitê para gerar a crise por conta da chuva.

Maycon Luz, Procurador Geral do Município

“Essa foi a maior chuva em 2020 aqui em Picos. Sabemos que nossa cidade é acidentada, ficando situada entre morros e o rio e, quando chove, sempre temos transtornos. Quando observamos o volume que atingiu essa chuva, imediatamente, sob orientação do prefeito, decidimos criar um comitê de gerenciamento de crise. Convocamos órgãos responsáveis da prefeitura que cuidam dessa parte, e o Corpo de Bombeiros”, afirmou.

Ele mencionou ainda que tipos de diretrizes serão tomadas para auxiliar as pessoas necessitadas pós-chuva, assim como a sociedade em geral.

“Entre as principais medidas, iremos avaliar a situação dos desabrigados. Vamos analisar se já existem pessoas desabrigadas ou sob o risco de terem suas casas danificadas ou com risco de cair. Vamos fazer um levantamento e disponibilizarmos um local para que possam ser abrigadas enquanto providenciamos o conserto de suas casas. Faremos a limpeza das ruas e desobstrução de galerias que estão entupidas. A STTRAM está monitorando a cidade e fazendo todo o acompanhamento e controle de como a cidade deve se comportar neste momento de crise e, por fim, estamos utilizando todo o maquinário da prefeitura, especialmente na zona rural”, explicou ele.

Publicidade

Em janeiro, após uma chuva que acarretou cerca de 50mm, a maior até então, houve uma reunião semelhante com os órgãos responsáveis e prefeitura, onde as diretrizes tomadas se assemelham às de hoje. Maycon Luz enfatizou que este é um trabalho que precisa de constante renovação.

“As diretrizes da última reunião foram executadas. As ruas foram limpas, as galerias desobstruídas, mas, infelizmente temos uma cidade complicada no que tange a estrutura de sua própria formação. Por mais que a Prefeitura planeje e faça suas ações, quando vem uma chuva que extrapola os limites da razoabilidade, como foi essa com quase 110mm, não tem planejamento que se sustente. Aí temos que retomar tudo do início novamente”, destacou.

Em casos de deslizamentos, é necessário ligar para o Corpo de Bombeiros, através do número (89) 3433-3307.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS