Connect with us

GERAL

Área plantada de caju diminui pela metade em cinco anos no Piauí

Publicado

em

Apesar de ser considerada uma planta resistente à seca, os cajueiros estão morrendo na região de Picos, no Sul do Piauí. Segundo os agricultores, os cajueiros das aéreas plantadas da região estão ficando secos por conta da estiagem e tabém pragas. Dados do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que nos últimos cinco anos morreram 50% dos pés de caju da região.

Ainda segundo o IBGE, em cinco anos a área plantada de caju no Piauí diminuiu quase pela metade, reduzindo de 201 mil hectares para 105 mil. O agricultor Olavo Cipriano afirma que em anos anteriores, ele colhia de 300 a 400 caixas de caju todos os dias, atualmente a colheita é feita apenas duas vezes por semana e são colhidas apenas 50 caixas.

Segundo os especialistas, o Piauí levará 20 anos para reconstruir seus pomares de caju. Para acelerar o processo, os cajucultores estão recebendo incentivos como doação de mudas da planta

O replantio de caju na região de Picos teve início em janeiro com a distribuição de 600 mudas através  da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Associação Piauiense De Produtores De Sementes E Mudas. Muitos produtores renovaram o pomar. Entretanto, o problema agora é o combate das pragas nas plantações.

Para enfrentar essa realidade, a Câmara Setorial Da Cadeia Produtiva do Caju defende um programa permanente de doação de mudas. “Se nós conseguirmos plantar cinco mil hectares por ano, vai demorar ainda vinte anos para termos uma aérea igual a que tínhamos dois anos atrás”, disse Aurino Guimarães, presidente da câmara.

Publicidade

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS