Connect with us

GERAL

Cardiologista explica como saber se a sua pressão está alta

Publicado

em

O diagnóstico de pressão alta é feito pelo cardiologista. O problema é sério e exige o acompanhamento contínuo para evitar consequências maiores como um AVC (acidente vascular cerebral), um infarto ou um problema renal grave.

A pressão alta é uma descompensação no sistema de bombeamento do sangue e o risco maior está em que esse funcionamento inadequado perdure, causando danos a outros órgãos do corpo.

“O maior problema é que muitas pessoas não têm o diagnóstico, então nem se quer sabem que precisam controlar a pressão”, explica o cardiologista Ernesto Osterne, que trabalha no Hospital Anchieta de Brasília.

A estimativa do Ministério da Saúde é que 35% dos brasileiros sejam hipertensos, sendo que metade ainda não têm o diagnóstico.

Sintomas de que a pressão arterial está alta

Dor de cabeça constante, dor na nunca, zumbido no ouvido, visão embaçada e/ou duplicada são alguns dos sintomas da pressão alta.

Publicidade

Tonturas, enjoos e sangramento nasais ou oculares também podem ser indicativos de pressão alta. “Se qualquer um desses problemas está ocorrendo, é necessário investigar para que, em caso de pressão alta, se faça o controle”, afirma Osterne.

O médico lembra que algumas pessoas estão mais propensas a ter o quadro: obesas ou com circunferência abdominal larga, que são sedentárias e possuem dieta rica em sódio e aqueles que têm histórico familiar do problema.

Um dos métodos mais usados para descobrir se a pressão está alta é o chamado diário de pressão, nos quais os parâmetros são medidos diariamente e anotados. O cardiologista orienta como essa medição deve ser feita e, caso o diagnóstico seja confirmado, explica o tratamento a ser seguido.

Fonte: Metrópoles | Foto: Getty Images

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS