Connect with us

GERAL

Clube das Samaritanas organiza e entrega brinquedoteca a escola pública de Picos

Publicado

em

Cinco Clubes das Samaritanas de Picos, apoiados por mais cinco Lojas Maçônicas, realizaram na manhã desta quarta-feira (21) a entrega de mais uma brinquedoteca na cidade de Picos, desta vez, na Creche Municipal Zeca Curica, localizada no bairro Morada do Sol, um dos mais carentes do município.

O projeto social já vem sendo desenvolvido há algum tempo pela entidade e já contemplou uma escola pública do bairro Morada Nova. No planejamento, mais oito brinquedotecas devem ser entregues nos próximos meses.

Clarice Leal, vice-presidente do Clube de Samaritanas Luzes da Acácia, pertencente à Loja Rei Salomão, fala sobre a experiência que tem sido organizar as brinquedotecas e montá-las em escolas de bairros carentes.

“Nós já havíamos executado um projeto piloto. Nós montamos uma brinquedoteca em uma escola no bairro Morada Nova, na Dorinha Xavier, e resolvemos montar a segunda. A maioria das Lojas Maçônicas de Picos quiseram compartilhar com a gente desse projeto, em comemoração à Semana do Maçom, e aí viemos arrecadando, desde então, brinquedos e livros infantis para estarmos montando nessa escola que foi a escolhida por ser em um bairro bem carente. Recebemos muitas doações, inclusive queremos agradecer a todos que nos ajudaram com doações e estamos aí com a brinquedoteca montada na Creche Zeca Curica”, agradeceu.

Uma sala de aula foi designada para o projeto e a organização se responsabilizou por toda a parte de pintura da sala, acabamentos, adesivações, prateleiras e também os brinquedos e livros.

Publicidade

“Estamos todas unidas em prol da felicidade dessas crianças carentes. Esse projeto vai continuar. Vamos levar à frente. Não temos data marcada para montagem da próxima brinquedoteca. Ainda iremos escolher a escola contemplada. E, se Deus quiser, contamos com o apoio de todos para a arrecadação de mais livros e brinquedos, a fim de montarmos outra brinquedoteca”, afirmou.

A secretária de Educação, Rosilene Monteiro, agradeceu a parceria e destacou a importância do projeto para o processo de ensino-aprendizagem das crianças contempladas.

“Essa é uma parceria muito importante, bem significativa no processo de ensino-aprendizagem. A gente sabe que a educação não se constrói sozinha, é preciso muitas mãos. O poder público, sozinho, é incapaz de desenvolver uma educação com qualidade. É preciso que se juntem todas as instituições, corpo docente, discente, a comunidade, enfim… todas as instituições dentro de uma sociedade, para que a educação se efetive de fato, uma educação de qualidade”, argumentou.

Ela destacou, ainda, a contribuição que uma brinquedoteca dá para a criança no sentido de construir o seu conhecimento.

“Essa parceria veio em boa hora. Abraçamos com carinho. Sabemos que os recursos audiovisuais, lúdicos, contribuem em demasia no processo de construção do conhecimento. Sabemos que a criança não chega dentro da escola vazia. Traz as vivências da sociedade, da comunidade, da família, e quando chega dentro da escola, tem de haver um processo de construção desse conhecimento, e esse tipo de projeto é muito importante para o desenvolvimento dessa criança”, disse.

Edivânia Oliveira, diretora da Creche Zeca Curica, disse estar em êxtase com a novidade na escola que dirige, pois isso vai ser uma ferramenta fundamental no processo de conhecimento dos alunos.

“Nós estamos extasiadas com tamanha grandeza desse projeto que traz aprendizado, um ensinamento maior para as crianças através dos brinquedos, de brincadeiras lúdicas, as quais são tão essenciais para o aprendizado. A gente sabe que as crianças aprendem brincando e é assim que temos buscado ensiná-las: através de brincadeiras. É de suma importância esse projeto desenvolvido pelas Samaritanas, sendo esta a segunda brinquedoteca entregue por elas. Ficamos agradecidos demais por esta confiança de trazer mais uma ferramenta de aprendizado a nossos alunos”, disse exultante.

A diretora ressaltou que os alunos sempre tiveram acesso a brinquedos e livros, mas cada turma em sua sala, e que agora tudo fica diferente, mais proveitoso, tendo todas essas ferramentas em um só lugar.

Publicidade

“Existia a carência de um espaço físico voltado só para isso. Brinquedos e livros nós temos em cada sala, mas realmente precisava um espaço maior onde pudéssemos concentrar tudo isso. São alunos carentes que, fora da escola, muitas vezes não têm acesso nenhum a livros ou brinquedos. Então imaginem só a felicidade que eles estão com essa nova descoberta que está sendo proporcionada a eles agora, tornando a escola um ambiente agradável, fazendo com que tenham uma vontade maior de virem, pois temos um ambiente bonito, colorido, bem iluminado”, destacou.

Cerca de 200 alunos serão beneficiados, na faixa etária de dois a oito anos de idade, o que compreende do maternal ao primeiro ano do ensino fundamental 1.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS