Connect with us

GERAL

Com balões brancos, enfermeiros protestam contra falta de EPIs e valorização na frente do HUT

Publicado

em

Profissionais da enfermagem se concentraram em frente ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesta terça-feira(12), no ato de Vigília pela Enfermagem na data em que se comemora o Dia do Enfermeiro.  Na oportunidade fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas da Covid-19 e soltaram balões com nome dos mortos no Piauí.

Os enfermeiros também fizeram reivindicações pelos 40% de isonomia para todos os profissionais da Enfermagem do Município e por equipamentos de proteção individual (EPIs), de qualidade, para os trabalhadores, não somente para os que estão no setor Covid.

A enfermeira Iara Leite, que trabalha no setor de emergência adulto do HUT, informou que todos os profissionais estão entrando em contato com o coronavírus, já que os pacientes suspeitos entram pelo setor de emergência e só depois que vão para o setor Covid. Ela reclama que, neste atendimento, faltam EPIs adequados e um ventilador de transporte, que ajudaria a evitar um contato mais físico entre paciente supostamente infectados e profissionais que não estão com os EPIs adequados.

“Todos estão entrando em contato com a Covid, muitos profissionais que estão adquirindo o vírus, estão fora do setor predestinado para pacientes de Covid. Esses que estão fora do setor têm maior risco. Apenas o setor Covid tem ventilador de transporte, os outros profissionais que as vezes têm que transportar pacientes suspeitos, ambusando (respirador manual) para tomografia, esse procedimento ocasiona maior riscos para os profissionais e para outros pacientes”, afirmou Iara Leite.

Ela acrescenta que no dia que se comemora o seu dia, Iara disse que tem orgulho da profissão, da categoria, os colegas que lutam bravamente, mas o sentimento é de “injustiça por

Publicidade

O movimento foi organizado pelo Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi) e o Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm).

Cidadeverde.com entrou em contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e aguarda resposta.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS