Connect with us

GERAL

Conselho homologa eleição para reitoria da UFPI em meio a protesto e presença da OAB

Publicado

em

Após duas horas de reunião, o Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Piauí homologou a eleição da reitoria. Representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí) participaram da reunião, devido o clima de divergência.

Dentre os conselheiros, 29 votaram a favor da homologação, oito se abstiveram e um votou contra.

O conselho homologou a consulta pública com os nomes dos professores Nadir Nogueira e Edmilson Moura como os mais votados com 48,3% dos votos. Em segundo lugar ficou Lívia Nery com 34,85% e Flávia Lorene com 16,84%.

Haverá uma outra reunião para definir a lista tríplice que será encaminhada ao presidente Lula para escolher a nova reitora. 

Para formar a lista tríplice, o reitor da Ufpi, Gildásio Guedes vai publicar um edital convocando pessoas da comunidade, que preencham os requisitos, a se inscrever. 

Publicidade

“Espero que a lista tríplice seja constituída somente pelas pessoas que colocaram seu nome à disposição da comunidade acadêmica para a consulta. Esperamos também que se respeite a consulta pública”, disse a professora Nadir.

O advogado Felipe Roney, que representa a chama 2 encabeçada pela professora Nadir, explicou que os questionamentos feitos pelas demais chapas com relação ao processo eleitoral aconteceram fora do prazo, e por isso não puderam ser consideradas pelo Conselho Universitário.

“A consulta realizada entre os professores, servidores e alunos não tem força de eleição, mas é  a primeira etapa do processo. Hoje foi realizada a segunda etapa, que foi a homologação da consulta. Agora o Consun vai se reunir mais uma vez, para elaborar a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação para que o presidente da República possa escolher a próxima reitora da instituição”. 

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS