Connect with us

GERAL

D. Conceição celebra 80 anos de vida e recebe homenagens dos filhos

Publicado

em

Os filhos de Maria da Conceição Nogueira comemoraram o aniversário da mãe de 80 anos. Para homenageá-la preparam mensagens, divulgaram sua trajetória de vida e através da poesia retrataram o sentimento de felicidade por mais um ano de vida e o significado de sua existência.

Ceição como assim é conhecida nasceu no dia 08 de dezembro de 1940, no povoado Lagoa dos Cavalos, zona rural de Itainópolis. A data de seu nascimento é também comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição.

Mensagem

Hoje é um dia e mês muito especiais. Estamos celebrando a vida, o dom da vida. Jesus disse “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância. ” ( João 10, 10)

Muitas pessoas queridas aniversariam no mês de dezembro: no dia 04 Mourinha, 07 Sofia Dóris, 08 Maria da Conceição Nogueira e Maria da Conceição (mãe de Rozângela), 19 Nicolas, 22 Lincoln, 25 Menino Jesus que traz a esperança, amor e a nossa salvação e 26 Vilebaldo.

Publicidade

Então agradecemos a Deus por todas essas vidas e que sejam abençoadas pelo Menino Jesus com a intercessão de Nossa Senhora da Conceição.

Neste momento homenageamos Maria da Conceição, carinhosamente conhecida por Ceição, lendo um texto que retrata fatos de sua trajetória de vida.

Trajetória de vida de Maria da Conceição Nogueira

Quis o destino que Maria da Conceição Nogueira viesse ao mundo no dia 08 de dezembro de 1940, na cidade de Itainópolis, povoado Lagoa dos Cavalos, sob a Glória da Mãe de Deus Nossa Senhora da Conceição.

Uma BÊNÇÂO para o casal, simples e religioso, Zeferino e Joana, que tivera outros filhos: José, Urbano, Francisco, Durvalina. Meire e Moacir.

Publicidade

A família se muda para Picos em busca de novos horizontes.

Na juventude, Conceição e seu esposo Adalberto de Araújo Rocha ganham sete tesouros: Adebaldo, Solange, Vilebaldo, José Adalberto, Rosa Maria, Francisco Adalberto e Helenita.

Sete, número bíblico que representa a perfeição, a plenitude e a completude. Tudo obra das mãos de Deus para o casal, seus tesouros, suas alegrias e suas esperanças.

O acesso à escola foi precário, mas o suficiente para Conceição ler, escrever e ensinar as primeiras lições para seus filhos.

Em 1975, com a morte prematura de seu único e grande amor: Adalberto, a tristeza invade os corações. Ceição, como era chamada carinhosamente por Adalberto, fica viúva aos 34 anos, com a missão de criar e educar seus 7 filhos, e o fez com muito carinho, zelo, amor e determinação.

Publicidade

A igreja acolhe sua tristeza, entretanto nem a dor da perda desanima essa mulher corajosa, guerreira e esperançosa.

Os sonhos para seus filhos se realizam: um bancário, três professores, um advogado, uma arquivista da UFC e um empresário.

Surgem novas alegrias na vida de d. Conceição, a chegada dos netos: Torquato, Glauber, Paloma, Caroline, Lincoln, Sofia Dóris, Nícolas e Letícia.

2020 era um ano de muitos planos e sonhos. Mas a vida tem suas curvas que a gente não consegue entender e os desígnios de Deus não nos compete questionar, apenas aceitar.

Em 19 de outubro de 2020, parte para outra dimensão um de seus tesouros: a caçula Helenita, que levou uma parte de cada um de nós, mas ficou em nossos corações sua trajetória de amor, de simplicidade e de fé. Mas como disse Ana Maria Coutinho Feitosa: “Helenita viveu apenas o suficiente para personificar o amor, a delicadeza e a paz. Assim como chegou, foi recolhida numa atmosfera serena. Deixando conosco o seu legado de amor, sabedoria, doação e fé. São palavras desse tipo que nos dão o conforto de seguir em frente.

Publicidade

A vida segue seu curso e Conceição continua firme, forte, guerreira, com suas dores e tristezas, mas esperançosa na fé.

08 de dezembro de 2020, D. Conceição completa 80 anos de vida, com certeza que virão novas alegrias e novos desafios com as Graças de Deus e Nossa Senhora da Conceição.

Conceição, uma heroína como descrita nos versos de seu filho poeta Vilebaldo Nogueira Rocha:

“Não há como definir

Teu semblante, teu sorriso, teu olhar,

Publicidade

Teu gesto mais simples,

Teu carinho menos intencional,

Teu amor mais profundo…

Não há palavra no mundo

Que possa expressar

Publicidade

A nobreza do teu coração.

Diante de ti

É impossível não crer na eternidade”

É com esse imenso coração que MARIA DA CONCEIÇÃO NOGUEIRA educou os filhos nos valores cristãos, morais e éticos.

Minha mãe, nossa mãe, que a senhora esteja sempre protegida pela Mãe de Deus Nossa Senhora da Conceição.

Publicidade

Nós te amamos!!!!

 

Árvore

 As árvores nascem, crescem e florescem.

Os frutos aparecem e tornam-se sementes ao vento.

Publicidade

As sementes são como espelhos e refletem

Imagens de antigas fotografias no álbum da memória.

 

Obrigado, Senhor, pela árvore da qual me espelho!

Me orgulho e sou grato pela cor do meu cabelo.

Publicidade

A tempestade, às vezes, faz estragos na floresta,

Mas, após cada Noite, o sol sempre nascerá.

 

Procurei fazer um poema ou coisa assim,

Mas você já não cabe nas palavras,

Publicidade

É claramente sentimento em estado puro:

É ternura, é amor, é dedicação, é vida,

Como uma flor bonita.

Oitenta é apenas um número

No calendário de sua vida,

Publicidade

Porque, para mim, você é eternidade.

(Vilebaldo Nogueira Rocha)

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS