Connect with us

GERAL

JAICÓS | Escola Pequeno Polegar desenvolve Gincana do Afeto virtual e trabalha o relacionamento entre a família

Publicado

em

Buscando manter a integração entre alunos, família e escola, durante esse período de isolamento, a Escolinha Pequeno Polegar, do município de Jaicós, está propondo o desenvolvimento de atividades, que podem ser realizadas em casa.

Como uma das ações, a escola desenvolveu durante uma semana, o projeto “Gincana do Afeto”, que é coordenado pelo professor, capoterapeuta e profissional de Educação Física, Jairo Costa.

Adaptando-se ao atual cenário vivenciado, a gincana foi desenvolvida virtualmente, com a participação de pais e alunos. “Por conta da pandemia, realizamos a gincana com o intuito de fortalecer a campanha #ficamecasa. Para nos protegermos e protegermos quem amamos, precisamos ficar em casa, e foi pensando nisso que realizamos a gincana do afeto de forma virtual” explicou Jairo Costa.

A gincana trabalha os eixos família, afeto e escola, visando gerar afeto entre filho e pai em casa, para obter positividade e maior desempenho na escola, resgate de valores da família e promover uma relação social positiva.

Publicidade

Na primeira edição da gincana que foi realizada pela escola, os alunos desenvolveram diversas atividades voltadas ao relacionamento em família. Nesta gincana virtual, segundo Jairo, os pais foram os responsáveis por receber e realizar as tarefas com os filhos e demais familiares que residem em suas casas.

Entre as tarefas, com o intuito de sensibilizar para o afeto entre a família, alterando comportamentos e desenvolvendo o respeito mútuo, os pais falaram para os filhos sobre a importância de pedir a benção, abraçaram todos os familiares da casa e tiveram 5 minutos de conversa sobre assuntos que trazem alegria.

A quarta tarefa será a realização de uma atividade entre pais e filhos, que será direcionada pelo professor Jairo Costa, através de uma vídeo aula. Na última tarefa da gincana, será feita a leitura da mensagem do abraço.

O projeto tem os objetivos de  evidenciar a importância da família; demonstrar através de atitudes que o respeito aos pais e aos mais velhos fazem parte da formação do caráter das pessoas; despertar nos alunos a necessidade do diálogo entre entes da família, colegas de classe; incentivar os alunos a buscarem a participação dos familiares em sua vida escolar; promover atitudes para o efetivo exercício da cidadania e da pátria e estabelecer entre aluno e professor relações afetivas de respeito, compreensão e autonomia, contribuindo para o aprendizado e para a conquista da autoestima do aluno e incentivar os alunos a amar a si mesmo, a sua família, o próximo e a natureza como forma de construção da sua formação e personalidade.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS