Connect with us

GERAL

Maior seca dos últimos 50 anos arrasa interior do Piauí

Publicado

em

Lá se vão três anos de seca intensa. As chuvas de 2014 se equipararam às dos últimos dois anos e fez pouca água nas barragens e açudes da região de São Julião – PI. Por conta disso, grande parte dos reservatórios de água de nosso município já se dissipou. A paisagem é cinzenta, típica da caatinga nordestina castigada pela seca, ainda mais nestes próximos quatro meses, conhecidos por aqui de B-R-o – Bró.
Açudes como o da “Nova Brasília”, no povoado Presidente Juscelino não há água desde o ano passado. Outro açude que agoniza a grande estiagem é o da localidade Emparedado. Por todo o nosso município o cenário tem sido semelhante: pouca água, barreiros, lagoas e riachos secos. A pior seca dos últimos cinquenta anos castiga como nunca o morador do semiário piauiense.

Imagem: Jeremias Carvalho

Açude de São Julião agoniza com a estiagem. São três longos anos de seca!(Imagem:Jeremias Carvalho)

Açude de São Julião agoniza com a estiagem. São três longos anos de seca!

Como esperança do sertanejo os carros-pipas ‘rasgam’ estradas e levam o liquido precioso aos moradores da zona rural. Na cidade, este mesmo liquido é comercializado todos os dias por vendedores particulares. A Barragem Piaus, com apenas 12% de sua capacidade, têm levado água a cinco municípios constantemente e a cada dia, é notória a diminuição de seu volumoso espelho d’água de outrora.

Imagem: Jeremias CarvalhoGarça busca seu alimento enquanto ainda existe, em breve terá que migrar!(Imagem:Jeremias Carvalho)Garça busca seu alimento enquanto ainda existe, em breve terá que migrar!

O açude sede, nosso maior cartão postal, no lugar onde antes havia água, hoje só tem um rastro de peixes mortos e chão rachado. Carros e motos perambulam dentro do nosso açude e até um parque de corrida de cavalos foi construído. Na pouca água barrenta existente nas proximidades da parede, as poucas tilápias sobreviventes são disputadas a palmo todos os dias por sedentos pescadores.

Imagem: Jeremias CarvalhoPescador com sua tarrafa busca os últimos peixes do açude que agoniza  com a estiagem(Imagem:Jeremias Carvalho)Pescador com sua tarrafa busca os últimos peixes do açude que agoniza com a estiagem

Para combater a seca, muitos moradores têm investido na escavação de poços tubulares. Segundo especialistas, nosso subsolo é bastante rico em lençóis freáticos, resta saber se estes são também, resistentes à estiagem que tem perdurado bastante em nossa região. E assim segue a vida do homem nordestino que, segundo dizia Euclides da Cunha: “… antes de tudo, é um forte!”.
Fonte: TVCANAL13
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS