Connect with us

GERAL

Pesquisa realizada em Teresina mapeia o coronavírus e prefeito apela para população participar

Publicado

em

Durante uma teleconferência com lideranças comunitárias da Zona Sudeste de Teresina, nesta quinta-feira (16), o prefeito Firmino Filho (PSDB) fez um apelo para que a população participe das análises por amostragem que têm objetivo de levantar uma estimativa de quantas pessoas estão infectadas com o novo coronavírus na capital.

Trata-se de duas etapas da pesquisa sanitária realizada pelo Instituto Opinar e inclui testes para Covid-19 envolvendo 900 pessoas. A amostragem será aleatória por estratos de sexo e idade, conforme dados populacionais atualizados das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os questionários com perguntas sobre a saúde dos entrevistados serão aplicados em três etapas, com 300 entrevistas de cada vez.

O prefeito explicou durante a teleconferência que a ideia é ter uma visão mais real da situação do novo coronavírus em Teresina. “Trata-se de uma pesquisa amostral que está sendo realizada para que a gente possa sair da escuridão. Entretanto, muitas pessoas estão se recusando para fazer”, afirmou.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o resultado das pesquisas leva em consideração os resultados positivos dos testes da Covid-19 realizados nas 900 pessoas. Será verificado se o entrevistado apresenta alguma comorbidade, doenças prévias e características demográficas como sexo, idade, renda e entre outros.

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS