Connect with us

GERAL

Por falta de chuvas, apicultores da região de Picos levam enxames para outros estados

Publicado

em

Nos últimos três anos, os produtores de mel da região de Picos perderam cerca de 80% dos seus enxames, resultados da longa estiagem que castiga o Nordeste. Por conta disso, muitos apicultores estão migrando seus enxames para outros estados. “Nós fizemos a migração e conseguimos colher algum mel. Não foi o esperado, mas foi melhor que se tivéssemos ficado aqui”, afirmou o apicultor Natanel Oliveira que levou suas abelhas para o Maranhão.

Os produtores também investiram em tecnologia para manter a produção de mel e conseguiram com isso manter em funcionamento as cooperativas de beneficiamento do produto. “Além da migração, estamos investindo em tecnologias para os apicultores que ficaram em Picos e região, fazendo treinamento de convivência com a estiagem, reflorestamento do pasto apícola, indução de florada”, afirmou Sitonho Dantas, diretor da Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro (Casa Apis).

Apesar das dificuldades por conta da seca, o Piauí ainda exportou no ano passado cerca de quatro mil toneladas de mel, o produto ficou em segundo na pauta de exportação do estado, perdendo apenas para a soja. “Foram US$ 10 milhões exportados e temos tudo para ampliarmos em 2015 essa fatura. O mais importante é que esse dinheiro pulveriza na mão de 18 mil famílias do estado”, afirmou Sitonho.

 

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS