Connect with us

GERAL

Previsão aponta mais chuva para os próximos sete dias no Piauí; confira!

Publicado

em

Após dias de chuvas intensas na região Sul e Centro-Norte do Piauínovos temporais são esperados no estado nesta quinta-feira (04) e nos próximos sete dias.

O QUE ACONTECEU: De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de grandes volumes de chuva e mais temporais que estão afetando os reservatórios e corpos d’água superficiais, como o Rio Itaim, que transbordou, inundou casas e comprometeu estradas no município de Itainópolis, localizado a 363,5 km de Teresina.

Essas chuvas intensas são resultado da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), ainda ativa no território nordestino e do um fluxo de um sistema frontal no Oceano Atlântico, próximo à Bahia, que está contribuindo para a entrada de umidade na região Sudeste. 

Em consequência disso, chuvas intensas têm afetado os reservatórios e corpos d’água superficiais, como o Rio Itaim, que está em cota de atenção, conforme monitoramento da Agência Nacional de Águas.

“As chuvas previstas variam de 30 a 60 milímetros, com Teresina registrando volumes elevados nas últimas horas, podendo persistir”, afirmou Sara Cardoso, climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos do Piauí.

Publicidade

Árvore caiu sobre carro na zona Leste de Teresina. Em várias zonas da cidade, foram registrados alagamentos (Foto: Reprodução)Árvore caiu sobre carro na zona Leste de Teresina. Em várias zonas da cidade, foram registrados alagamentos (Foto: Reprodução)

ALERTA DO INMET: No Centro-Norte, Sudoeste, Norte e Sudeste do estado, o alerta amarelo está vigente até 10h da manhã de sexta-feira (5). Segundo o Inmet, podem ocorrer chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, com acumulados de até 50 mm. Os ventos esperados variam de 40 a 60 km/h nessas regiões.

Nos Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte, o alerta é laranja. Durante o dia de hoje e início da manhã de sexta-feira (5), são esperados volumes de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia nessas áreas. O Inmet alerta para riscos de corte de energia, queda de galhos de árvores e alagamentos.

CUIDADO: Os alertas emitidos pelo Instituto buscam prevenir situações adversas, daando tempo suficiente para avaliação e redução de riscos causados por eventos naturais, como tempestades. 

Em caso de rajadas de vento, evite abrigar-se debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS