Connect with us

GERAL

Secretaria de Saúde promove homenagem ao Dia Internacional da Mulher em Picos

Publicado

em

Nesta sexta-feira (08) é comemorado o Dia Internacional da Mulher* e, em alusão à data, a Secretaria de Saúde promove, a partir das 09h00, nas instalações da SMS, um momento para homenagear as mulheres picoenses com o tema “Diga sim à vida”.

De acordo com o secretário de Saúde de Picos, Júnior Santos, a mulher deve ser constantemente homenageada, pois é ela “a cellula mater da vida”. “Amanhã vamos fazer uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. É de extrema importância que isso seja feito porque foi ela quem nos trouxe ao mundo. O mais importante da mulher que eu acho é a maternidade. É ela quem ajuda na multiplicação da espécie, é quem cuida, é quem tem o dom maior de procriar, de trazer ao mundo nossa espécie. Acima de tudo, tem ocupado seu espaço na sociedade pela sua maneira de ser, pela sua perspicácia, pela humanidade, por ser cuidadosa, por analisar as coisas com mais cautela. E nós, homens, temos que reconhecer a mulher como uma companheira, parceira que vem só trazer beneficio à comunidade e ao relacionamento”, explanou.

O secretário disse ainda que o foco principal do evento é tratar da valorização da mulher, prevenindo contra o suicídio e o feminicídio. “Amanhã estamos também trazendo nosso projeto ‘Diga sim à vida’ contra o suicídio. Esta é nossa pauta principal. Mas também trataremos sobre o feminicídio, que tem sido algo recorrente, inclusive com alguns casos este ano aqui na nossa cidade. Devemos ter repulsa a isso. Devemos tratar a mulher com carinho e amor, porque é isso que elas nos trazem”, declarou Júnior Santos.

O secretário, Júnior Santos disse ainda que haverá palestra com psicólogo e troca de ideias entre os diversos segmentos da sociedade que atuam nas ações de valorização da mulher em Picos. “A programação é voltada pra todas as mulheres picoenses. Quem quiser participar, pode ir para a secretaria”.

*A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.

Publicidade

As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país. Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

[Fonte: Wikipedia]

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS