Connect with us

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí promove 2º Fórum Comunitário e avalia ações do Selo UNICEF 2021/2024

Publicado

em

Caridade do Piauí realizou nesta quarta-feira, 29 de maio, na Creche Municipal Constâncio Bento, o 2° Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2021/2024, com o tema “Construindo um Novo tempo. Avaliando Conquistas e Identificando os Desafios”.

O evento tem como principal objetivo mostrar os avanços e desafios do município na caminhada da garantia do desenvolvimento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.

O momento contou com a participação de gestores municipais, profissionais, integrantes do NUCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA, Conselho Tutelar e comunidade em geral. A primeira-dama, Samires Silva e
o vice-prefeito Miguel Silva (Nalvin), prestigiaram o evento.

O fórum foi conduzido pelo CMDCA, Articulador Municipal e Comissão Intersetorial, formada por mobilizadores da Assistência Social, Saúde e Educação, como também o NUCA, que é um importante núcleo para a conscientização adolescente.

Na abertura, a primeira-dama Samires Silva, destacou a importância do trabalho intersetorial em prol das crianças e adolescentes. “É muito importante a atuação de toda essa junta intersetorial, a saúde, educação, assistência social, conselheitos tutelares, que formam a rede de apoio que essas crianças e adolescentes precisam. Nosso município já aderiu novamente ao Selo Unicef e Caridade se responsabiliza com as crianças e adolescentes. Sabemos que é aqui no município que a criança se desenvolve e que o adolescente tem suas primeiras oportunidades de vida, então é aqui que deve começar. Nós como comunidade, gestão, profissionais, devemos buscar as melhorias que serão para as gerações futuras. Eu acredito firmemente que juntos, podemos mudar a realidade de todos”.

No evento, os participantes se dividiram em grupos para um momento de análise da situação local das crianças e dos adolescentes e de avaliação do impacto de ações, projetos, programas, políticas sociais e indicadores pela garantia dos direitos da infância e adolescência.

Após as discussões, houve a plenária final, onde representantes de cada grupo fizeram a socilização e falaram sobre as ações realizadas em cada setor, fazendo também uma avaliação dos resultados alcançados.

Em entrevista, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Valdey Carvalho, avaliou o trabalho desenvolvido pelo município. “Foi uma experiência exitosa essa edição 2021-2024. O município conseguiu trabalhar de forma articulada, uma comissão com muita responsabilidade, com estratégias bem traçadas e possíveis de atingir. Podemos destacar também o comprometimento da gestão municipal, a sensibilidade do prefeito Toninho, de ter essa responsabilidade, principalmente quando se trata de proteção das crianças e adolesdentes, que é um olhar carinhoso que a gestão tem para com esse público”.

Publicidade

Ele também destacou a importância do fórum. “Não podemos deixar de mencionar os importantes passos que conseguimos dar, como a implementação do Plano Municipal da Primeira Infância e a implementação da rede de cuidado e proteção de crianças e adolescentes, que deixa um marco histórico para o município. Hoje tivemos a oportunidade de avaliar conquistas, que nos traz grande leveza. É muito trabalho, mas quando fecha esse ciclo, que a gente consegue atingir as metas, chegar ao objetivo principal, é gratificante. O fórum é para avaliar essas conquistas, mas também destacar os desafios e analisar aquilo que não conseguimos atingir, para que ainda no percurso desse ano ou nos próximos anos, possamos articular de uma forma melhor e estarmos desenvolvendo”.

O Fórum encerrou as ações e agora o município aguarda o resultado da edição 2021\2024, que será divulgado ainda este ano, após as eleições municipais.

Também estiveram presentes: Cleivanilson Carvalho, o Clei, Debora Sousa, Articuladora Municipal do Selo UNICEF edição 20221/2024, Fabricia Sousa, mobilizadora do NUCA, Cleineilda Xavier, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Mario Antônio da Gama, membro do CMDCA, presidente da Associação Quilombola da Comunidade Chapa do Encanto, vereadores Luzineide Gomes, Janael Francisco (Aula); Avilmar Leal; Maria da Silva Bilú);Tania Regina, representando Leocadio Alves Bento, secretário municipal de Assistência Social; os secretários municipais Aldo Cesar (Educação),Leandro Luis de Paiva (Administração), padre Ferdiran Fontes Mendes, pastores Lazaro Antônio do Nascimento e Diogo, e os Conselheiros tutelares.


Facebook

MAIS ACESSADAS