Connect with us

Bocaina

Educação de Bocaina lança o programa PRO Alfabetização na Idade Certa

Publicado

em

A Prefeitura de Bocaina através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na manhã desta quinta-feira (04) o lançamento do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PRO Alfabetização na Idade Certa). A solenidade aconteceu na Unidade Escolar Urbano Leal e reuniu professores, coordenadores, diretores.

Na ocasião o prefeito Erivelto de Sá Barros esteve presente juntamente com a secretária de Educação do município, Simone Granjeiro. No evento foi registrada a presença da ex-secretária de Educação de Bocaina, Dr. Fátima Sá.

Em Bocaina, a equipe que compõem o programa é formada por Claudeci Luz (coordenadora municipal), Diuva Santos e Mariana Rocha (formadoras municipal) e os professores alfabetizadores.

A coordenadora do PRO Alfabetização na Idade Certa, professora Claudeci Luz, destacou que o programa foi instituído pela Lei 7.453 de 2021, através de iniciativa do governo do Piauí, em regime de colaboração com os municípios para garantir alfabetização na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Claudeci falou sobre os cinco eixos que compõem o programa, que são: Fortalecimento da Aprendizagem; Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Cooperação, Articulação e Incentivo; Comunicação e Engajamento; e Avaliação Externa e Monitoramento.

O programa deve assegurar o domínio de três competências: Leitura, Escrita, Letramento Matemático e Habilidade para avanço nos estudos de forma autônoma.

“Não vai existir meio termo. É um programa bem completo e trabalha bastante todas as aprendizagens, principalmente no primeiro e segundo ano do ensino fundamental”, destacou a coordenadora.

As principais ações e incentivos são: Formação continuada de professores e gestores municipais escolares; Material didático complementar para todos os professores e alunos do ciclo de alfabetização; Avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Publicidade

O programa prevê em breve uma assessoria técnica e pedagógica aos municípios e escolas; seleção para coordenadores e formadores estaduais, regionais e municipais por meio de edital; premiação e contribuição financeira para escolas conforme resultados obtidos no SAEPI.

No evento, a coordenadora municipal do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), professora Antônia Dineves, apresentou o sistema e destacou que este foi criado em 2011 com a finalidade de diagnosticar o nível de aprendizado do aluno da rede municipal e estadual de Educação, aplicando anualmente provas para alunos do 2º, 5º e 9º anos.

“´A partir das respostas dadas nessa avaliação aplicada pelo Saepi é possível medir o desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática. Nós realizamos esse ano no Urbano Leal”, enfatizou.

Dineves acrescentou ainda que dentro das diretrizes do Saepi existe também os dados de desempenho dos alunos que integram o IEPI (Índice de Desenvolvimento da Educação dom Piauí).

O Saepi alcança também os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio regular, da rede estadual.

A secret´ária de Educação de Bocaina, Simone Granjeiro, agradeceu ao prefeito Erivelto e aos professores. A gestora solicitou também que através do Pro Alfabetização da Idade Certa, o município seja destaque entre os melhores do Estado.

Publicidade

“A gente quer com esse programa que os alunos melhorem a escrita, a leitura e dê um salto grande para a alfabetização desses alunos. De modo geral o programa vai somar com os alunos, professores e diretores. Todos os alunos até o segundo vão ser contemplados”, destacou.

Simone elencou que as estratégias adotadas para a melhoria da alfabetização através do programa está na dedicação, incentivo, trabalho, formação da coordenadora e formadoras que foram a Teresina participar da capacitação. “Vamos arregaçar as mangas e trabalhar para que a gente colha os frutos na Educação de Bocaina”, concluiu a secretária Simone.

O prefeito Erivelto de Sá Barros, falou sobre a iniciativa e frisou que o projeto é muito importante para a cidade, principalmente em um momento de pandemia onde o ensino é aplicado de forma remota.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_7198.jpg

“Nós da Prefeitura juntamente com a secretária Simone Granjeiro corremos atrás desse projeto. Essas aulas on-line – remotas – não é a mesma coisa do aluno estar em sala de aula com o professor. Com isso notas e resultados da Educação em todo Brasil houve uma queda. Com certeza esse projeto do Pro Alfabetização vai ser um reforço escolar para todos os alunos. Certamente terá um reforço de aprendizado onde queremos dar continuidade na qualidade do ensino de Bocaina”, destacou o prefeito de Bocaina, Erivelto de Sá Barros

Veja fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS