Connect with us

Francisco Santos

Educação de Francisco Santos realiza Jornada Pedagógica com palestras e preparação do ano letivo de 2024

Publicado

em

A Prefeitura de Francisco Santos, sob a liderança do prefeito Dr. Luis José e do vice Edson Carvalho, através da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo a Jornada Pedagógica nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro. O evento tem como objetivo preparar os profissionais da educação para o ano letivo de 2024, com o tema “Explorando o poder do conhecimento: Renovando Vínculos na Semana Pedagógica”.

A cerimônia de abertura contou com a presença da secretária de Educação, Tássia Gisele ,a secretária de Governo, Ana Clarete, o presidente da Câmara, vereador Ivano Sousa, a assistente social Larisse Rodrigues, representando a Secretaria de Assistência Social, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Ilda Maria, além de coordenadores, diretores de escola e professores.

O evento teve início com o credenciamento e a formação da mesa de honra, seguidos pela execução do hino de Francisco Santos. Na sequência, a Secretária de Educação, Tássia Gisele, discursou sobre as expectativas para o ano letivo.

“Temos a oportunidade de colher bons frutos, e isso depende do esforço e colaboração de todos para a melhoria do ensino. Os resultados positivos do município são reflexo da dedicação dos professores em sala de aula e do trabalho em equipe, desde a sala de aula até a gestão em geral. Juntos, podemos fazer ainda mais pelos nossos alunos, crianças e adolescentes”, enfatizou a secretária.

A mesma ainda ressaltou os benefícios financeiros alcançados pelo município devido aos bons índices na área da educação, bem como os excelentes resultados obtidos no PPAIC. Ela encorajou os profissionais da educação a manterem o mesmo ritmo e dedicação, visando a continuidade desse progresso.

Durante a jornada, os participantes tiveram acesso a palestras motivacionais. O professor, especialista e mestre Rogério Leal abordou o tema “Conectando corações e mentes: A jornada motivacional do educador”. Ele ressaltou a importância da colaboração entre todos os envolvidos na educação.

Publicidade

“Nosso objetivo primordial é simplificar o trabalho dos professores, abordando tanto o aspecto emocional quanto a aplicação prática em sala de aula. Trabalhamos com a colaboração ativa de todos os envolvidos, desde a Secretaria de Educação até os coordenadores, professores, auxiliares e demais colaboradores. Acreditamos firmemente que a colaboração é fundamental, pois é por meio dela que alcançaremos nosso objetivo final: o aprendizado das crianças”, destacou.

O palestrante também destacou a sobrecarga enfrentada pelos profissionais da saúde, ressaltando como isso pode levar a quadros de depressão e desvalorização da profissão.

Na sequência, a professora, especialista e mestre Shearley Lima Teixeira conduziu a palestra “Importância da colaboração entre professores no fortalecimento das comunidades educacionais”. Ela enfatizou a necessidade de compreensão dos papéis e da realidade de cada profissional da educação.

“O que eu vim fazer na escola? Qual é o meu papel? Qual é o papel do secretário? Qual é o papel do gestor? Quero que entendedam o que nós estamos fazendo aqui, nosso papel enquanto professores. Sempre falamos dessas incógnitas que exigem nossa atenção. Mas, quando sou professor, estou totalmente comprometido, e isso deve ficar claro. Minha realidade é diferente daquele professor que precisa correr de uma escola para outra. Então, cada um tem sua realidade, seu público. Eu preciso saber o que estou fazendo aqui na sala de aula. A gestão também precisa entender minhas necessidades para poder atender melhor”, enfatizou.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Ilda Maria, falou da importância da adaptação às mudanças na educação e da preparação dos professores para a implementação de novas políticas.

“A educação passa por constantes transformações, e buscamos sempre uma abordagem pedagógica que favoreça o aprendizado do aluno. Neste contexto, estamos nos preparando para a implementação da escola integral, que inicialmente ofertará 40 vagas. É essencial nos adequarmos às leis vigentes, e para isso, é fundamental que os professores estejam preparados. Por isso, momentos de aprendizagem e alinhamento como este são de extrema importância”, disse.

Por sua vez, o presidente da Câmara, vereador Ivano Sousa, ressaltou a valorização dos professores e o apoio da secretaria.

“A educação é fundamental em nossas vidas, e não podemos falar sobre educação sem mencionar os professores. Em Francisco Santos, temos motivos para comemorar, pois sempre contamos com professores comprometidos, bem preparados e que estão constantemente buscando aprimoramento. Além disso, é evidente que os educadores recebem o suporte necessário da secretaria, o que faz toda a diferença. Destaco que nenhuma lei que beneficie essa classe será negada”, declarou.

Censo de 2023

Publicidade

De acordo com o censo de 2023, o município de Francisco Santos conta com um total de 1.189 alunos matriculados na rede municipal de ensino, distribuídos nas diferentes etapas educacionais da seguinte maneira:

  • Educação Infantil (Creche): 225 alunos, distribuídos em 11 turmas.
  • Educação Infantil (Pré-Escola): 143 alunos, divididos em 8 turmas.
  • Educação Infantil (Outros): 368 alunos, distribuídos em 19 turmas.
  • Ensino Fundamental Anos Iniciais: 381 alunos, divididos em 22 turmas.
  • Ensino Fundamental Anos Finais: 350 alunos, distribuídos em 16 turmas.
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): 90 alunos, em 5 turmas.

Esses alunos estão distribuídos em sete escolas, tanto na zona rural quanto na zona urbana, incluindo as creches Maria Santa e Mãe Santa, a pré-escola Dona Mariinha, e as escolas municipais Isac Pereira, José Ramos, Dona Santana e Santa Filomena.

No que diz respeito ao corpo docente, o município emprega aproximadamente 118 profissionais, responsáveis por garantir o aprendizado e o desenvolvimento educacional dos alunos em todas as etapas de ensino oferecidas pela rede municipal.

Programação

A programação da jornada pedagógica prossegue nesta quinta-feira, 01 de fevereiro, com início às 07h30 no Centro Administrativo da Assistência Social.

Durante o evento, será ministrada uma palestra com o tema “Empoderando professores para uma educação inclusiva: Estratégias para trabalhar o AEE e o PEI”.

Publicidade

Fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS