Connect with us

Ipiranga do Piauí

Novos conselheiros tutelares são empossados em Ipiranga do Piauí

Publicado

em

Por: Iaquelly Sousa

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) empossou os cinco novos conselheiros tutelares do município.

A cerimônia de posse foi realizada na noite desta quarta-feira (10), na Secretaria Municipal de Educação, com a presença de autoridades dos poderes executivo e legislativo, como também de familiares e amigos dos conselheiros. A eleição para escolha dos mesmos foi realizada no dia 01 de outubro de 2023.

Autoridades como o prefeito Elvis Ramos e vice-prefeita Iolanda Rêgo, os secretários Joane Leal, João Olímpio; os vereadores Neilon Carvalho, Henrique e Tiago Leal, a vereadora Márcia Macêdo, o vereador e presidente da câmara de vereadores, Paulo Cortez. Além dos demais membros da comunidade ipiranguense marcaram presença na solenidade.

Juliana Maria da Silva Barbosa, Alexsandro Vieira do Nascimento, Josiel Alves Mendes, Luciana Rocha de Moura Gomes e Elza Maria Leal Feitosa foram empossados conselheiros tutelares. Os novos titulares do cargo têm a missão de cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aplicando a Lei conforme determinação do país, visando proteger as crianças e adolescentes do município.

Após a cerimônia de abertura do evento, os conselheiros foram diplomados, proferiram o juramento pelo cumprimento da legislação e em seguida tomaram posse, recebendo os termos, e certificado de posse das mãos do prefeito Elvis Ramos e das demais autoridades presentes.

Na ocasião, o prefeito, Elvis Ramos, destacou a importância dos cargos para a sociedade ipiranguense. “Primeiramente eu desejo boa sorte a essa missão que vocês escolheram adotar, pois ser conselheiro é uma missão. Quero também enaltecer que o conselho tutelar de Ipiranga é referência em utilidade pública, em ações desenvolvidas, e em famílias assistidas, tudo isso comprovado com dados presentes no relatório apresentado pelo nosso conselho. E embora vivamos em uma sociedade em que as políticas públicas seguem avançando, os problemas também não deixam de existir, e nós temos que trabalhar, ombro a ombro para enfrentarmos e combatemos qualquer tipo de vulnerabilidade social que venha acometer nossa sociedade e principalmente as crianças e adolescentes ipiranguenses”, afirmou o gestor.

A vice-prefeita Iolanda Rêgo, também fez o uso da palavra e salientou o papel do conselho tutelar unificado e ético na comunidade. “É preciso haver integração nessa luta de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes em nossa comunidade. Precisamos de políticas públicas, e ver nossos poderes aqui em peso é muito gratificante, é um sinal que nossa gestão segue no caminho certo. Desejo a todos os conselheiros muita luz, paciência, prudência e como mencionei, integração, pois é com ética e integração de forças unidas que trabalharemos por nossas crianças e adolescentes”, disse a gestora.

Ainda durante a solenidade foi apresentado o relatório de todas as ações promovidas pelo conselho tutelar do último quadriênio. O relatório foi lido pela conselheira reeleita, Elza Maria Leal Feitosa, que descreveu todas as datas comemorativas, como também os dados quantitativos de cada assistência prestada pelo conselho.

Publicidade

Ainda em sua oportunidade, a conselheira destacou a responsabilidade do cargo. “A gente trabalha com os mais vulneráveis, e o papel do conselho é esse, as vezes somos mal vistos, mas isso acontece porque adentramos os mínimos problemas. Entramos com cautela, com responsabilidade e mesmo assim somos muito julgados. Nesse quadriênio que se encerra hoje, nós participamos de diversas capacitações, escolas de conselho, conferências e podemos dizer que demos nosso máximo à população de nossa cidade, e aproveito para agradecer a todos que me confiaram essa responsabilidade mais uma vez e garanto que nós, tanto eu como meus colegas conselheiros continuaremos lutando pelas nossas crianças e adolescentes”, frisou a conselheira.

Ao final da solenidade, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ipiranga do Piauí, Janaína de Oliveira, entregou certificados de honra ao mérito aos conselheiros que encerraram seu quadriênio, e agradeceu a cada um dos 7 conselheiros que passaram pela última gestão, destacando o empenho e a dedicação de ambos no papel de conselheiros tutelares do município.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS