Connect with us

Jaicós

Associação de Criadores de Jaicós realiza reunião com Coordenador da ADAPI

Publicado

em

A Diretoria da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos – ACOC de Jaicós, através de seus membros e devido às inúmeras reclamações dos criadores e vendedores de pequenos animais comercializados na feira livre de Jaicós (ovinos, caprinos, galinhas e outros), motivada também por uma blitz educativa feita e Organizada pelo Médico veterinário e chefe do escritório da ADAPI em Jaicós, na qual orienta para o transporte e comercialização de animais apenas com a GTA – Guia de Transito de Animais, sob pena de multa resolveu convidar o Sr. Abdias Pereira Último – Médico Veterinário para fazer uma palestra a título de informação, orientação e esclarecimento aos sócios.

Na oportunidade foi explanado aos presentes sobre a exigência do Ministério da Agricultura quanto a intensificação da fiscalização. O Veterinário falou sobre os valores cobrados: R$ 3,00 o formulário e 0,50 por cada animal pequeno com exceção de galinhas que se paga pouco mais de R$ 2,00 por cento.

De acordo com o Coordenador da ADAPI, as pessoas que irão comercializar os animais deverão trazer os animais com a GTA em mãos, para isso deverão ter seus animais cadastrados no sistema da Agência de Desenvolvimento Animal do Piauí. “Os compradores também deverão ter cadastro aberto para receber os mesmos; caso não consigam vender os animais deverão retornar os mesmos ao cadastro”. explicou.

Frisou ainda que há cruzamentos de dados do ministério da agricultura com o programa bolsa família e que falta pessoal suficiente no escritório para atender os criadores na própria  feira livre que facilitaria a fiscalização e aquisição da GTA.

Dr. Último alertou que por enquanto está apenas orientando, mas posteriormente os infratores serão multados (criadores e proprietários de veículos) que forem flagrados transportando animais sem a guia de transito e esclareceu também sobre a obrigatoriedade de vacinar as bezerras fêmeas de 3 a 8 meses por profissional treinado.

Publicidade

Durante a reunião várias indagações foram feitas e respondidas, sugestões foram feitas como a abertura de um escritório da ADAPI na feira dos animais e a possibilidade de ter a GTA emitida pelo próprio criador por meio eletrônico.

Fonte: Noticiei

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS