Connect with us

Jaicós

Com o tema “Ler, aprender e compreender”, Educação de Jaicós promove Jornada Pedagógica

Publicado

em

Em preparação para o ano letivo de 2024, a Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria de Educação, está realizando a Jornada Pedagógica, evento que promove a formação dos profissionais da educação com discussões pautadas em temas que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem.

A abertura do evento foi realizada na manhã desta segunda-feira (19), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), reunindo professores, diretores, coordenadores e o secretário de Educação, professor Antônio de Pádua, o Tontonho.

Em sua fala no início do evento o secretário agradeceu e destacou a importância do empenho em prol da educação município. “Agradecer pela presença de cada um de vocês. Estamos dando início a mais um ano letivo e sabemos das dificuldades que iremos encontrar. Os desafios são grandes, mas acredito que juntos podemos sanar as dificuldades que possam vir a aparecer. Quero agradecer a minha equipe da Secretaria Municipal de Educação, pelo empenho e dedicação para com a Educação de Jaicós. Dizer a vocês, professores, que vocês são o alicerce da educação no município de Jaicós. A educação, que é e sempre será a transformação da vida dos nossos jaicoenses, está nas mãos de vocês. Cabe a cada um de nós, fazer esse trabalho para a transformação da vida das nossas crianças e adolescentes”.

Tontonho também que a secretaria está de portas abertas e desejou sucesso aos professores. “Dizer que tivemos alguns avanços com relação às avaliações externas, mas ainda há muito a melhorar. Acredito e tenho confiança, pois sabendo da capacidade de cada um de vocês, vamos conseguir juntos. Reafirmar que a Secretaria de Educação continua de portas abertas para atender a todos que ela procurarem. Estamos a disposição de cada um de vocês, dos pais, dos alunos. Nem tudo é possível fazer, mas dentro da moralidade e da legalidade, a gente tenta o máximo. A todos vocês, o meu muito obrigado. Acredito que esse será mais um ano vitorioso. Vocês não precisam de sorte, só tenho que desejar a vocês sucesso, pois capacidade cada um de vocês tem”.

Este ano, a jornada pedagógica apresenta o tema “Ler, aprender e compreender”. A programação se estende esta tarde e também durante a manhã dessa terça-feira (20).

A temática de discussão na abertura do evento foi “A importância das avaliações externas como ferramenta para a captação de recurso”. O assunto foi abordado através de palestra ministrada pelo professor mestre, Pedro Alves da Silva, tendo como público alvo os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais e finais.

Em entrevista, o palestrante destacou sobre a temática abordada. “Vamos discutir a importância das avaliações externas como fonte de arrecadação de recursos para a educação. Sabemos que a educação recebe recursos não só pela quantidade de alunos, mas também pelo desempenho. E é justamente quando a secretaria parte para uma gestão pedagógica eficiente que os resultados vem e os recursos para o município, e com isso melhoria no serviço prestado aos estudantes. E as avaliações externas demonstram a qualidade do ensino. Jaicós teve resultados muito bons nos anos finais, no SAEPI no segundo ano. Ou seja, estão no caminho certo para conseguir o índice que aumente o recurso financeiro da cidade em relação a educação” disse.

A programação de abertura da jornada ainda contou com música ao vivo, com a participação dos artistas Felipe Piseiro e Jailson Leal.

Nesta tarde, a programação da jornada segue com os professores do Ensino Fundamental, que estão reunidos no CCI, e os da Educação Infantil, que participam de atividades específicas, na Creche e Pré-Escola Tia Lourdinha.

Na manhã desta terça-feira (20), acontecem as oficinas separadamente, para Educação Infantil, E. Fundamental Anos Iniciais e E. Fundamental Anos Finais, na Creche e Pré-Escola Tia Lourdinha e Escola Municipal Líria Alencar, respectivamente.

O retorno das aulas em Jaicós está previsto para o dia 26 de fevereiro, quando as escolas da Rede Municipal de Ensino, situadas na sede e zona rural, vão receber mais de 2 mil alunos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS