Connect with us

Jaicós

Cruz Peregrina da Romaria da Terra e da Água chega a Jaicós e é recepcionada com fé pela comunidade católica

Publicado

em

Em um momento marcante para a comunidade católica, chegou à cidade de Jaicós nesta quinta-feira (31), a Cruz Peregrina da 15ª Romaria da Terra e da Água, que foi recebida com muita fé e alegria pelos cristãos da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês.

Para receber a cruz símbolo da Romaria, os fiéis se concentraram no balão de saída para a cidade de Paulistana, onde a imagem chegou pouco depois das 17 horas, vindo da Paróquia São Sebastião (Patos do Piauí e Jacobina do Piauí).

Além dos fiéis de Jaicós, participaram também do momento, paroquianos das cidades de Patos do Piauí e Monsenhor Hipólito.

No local, foi realizada a primeira estação da Via Sacra, e em seguida, os católicos saíram em procissão, percorrendo as Avenidas Frutuoso Jusselino e Governador Chagas Rodrigues, até a Igreja Matriz.

Durante o percurso foram realizadas as outras 14 estações, sendo a última já no adro da centenária Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Logo após, teve início a Santa Missa, que foi presidida pelo padre Francisco Pereira Borges, Pe. Chiquinho, e concelebrada pelo pároco local, Miguel Feitosa.

O pároco Miguel Feitosa agradeceu pela chegada da cruz e participação dos fiéis. “É uma alegria para nós nessa quinta-feira, onde a gente recebe a Cruz Peregrina da 15ª Romaria da Terra e da Água, dia que lembra para nós a Eucaristia. A Romaria vai acontecer em Piripiri, mas é um evento de todas as dioceses do Piauí, e a cruz vai peregrinar em todos os municípios. Hoje ela veio da Paróquia de São Sebastião, e estamos agradecidos ao Padre Chiquinho, que veio nos presentear trazendo a cruz. E queremos acolher quem veio de Patos, de Monsenhor Hipólito e nossos jaicoenses. Sejam todos bem vindos”.

O padre Francisco Pereira, na homilia, destacou o momento como de alegria e comunhão. “É uma alegria estarmos juntos aqui nesse momento muito significativo para nós. É um acontecimento preciso que vai nos encaminhando a vivermos a comunhão com todo o regional e a nossa Diocese, com a mediação da cruz, que peregrina em nossas paróquias levando uma compreensão para nós do mistério da cruz que nós carregamos e vivenciamos no dia a dia, nos momentos difíceis”.

O presidente da celebração ainda disse que a cruz representa a comunicação com Deus e entre os cristãos. “A cruz nos traz duas grandes comunicações. A primeira, vertical, onde temos uma intimidade profunda com Deus, através da nossa fé, recebida no dia do batismo e confirmada com o primeiro momento da comunhão. A outra parte, horizontal, é exatamente a comunhão entre nós, pois não podemos caminhar sozinhos, e esse é o grande sentido pelo qual a cruz está peregrinando em todas as dioceses, a convite para a Romaria”.

Após a missa, foi iniciado o momento de oração com a venerada santa cruz, que se estendeu até às 00h:30m.

Na manhã desta sexta (01), a cruz seguiu para a cidade de Massapê do Piauí, onde foi recebida na UBAS, de onde iniciou uma procissão até a Igreja de São João Batista, onde acontecerá a missa e momento de oração, que será das 09 às 12 horas.

No período da tarde a cruz retorna para Jaicós, onde permanece até às 16 horas. No município, o Bispo Diocesano Dom Plínio José da Luz celebrará a Santa Missa, e em seguida os fiéis sairão em carreata, e a cruz será levada para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Itainópolis e Vera Mendes).

A cruz ainda peregrinará na Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida, em Geminiano (04/04/2022); Paróquia São Francisco de Assis e Paróquia São José Operário, em Picos (05 e 06\04); Paróquia Nossa Senhora dos Remédios (Picos e Aroeira do Itaim), 07 e 08/04. No dia 09 de abril, será a entrega da Cruz à Diocese de Campo Maior.

A 15ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, que tem como tema “Terra e água direito sagrado” e lema “Deus deu a terra aos seus filhos”, acontecerá em Piripiri – PI, nos dias 16 e 17 de julho de 2022.

Publicidade

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS