Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Com apoio do SESCOOP, Instituto Kairós promove oficina com professores sobre competências socioemocionais

Publicado

em

Em mais uma importante ação realizada em meio ao retorno das atividades presenciais, o Instituto Kairós, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), realizou nos dias 23 e 24 de março, uma oficina com os professores.

A oficina, que foi ministrada pela Pedagoga e Assistente Social Tânia Maria Sales, que trabalha na área de consultoria e desenvolvimento humano, abordou a temática Intervenções Socioemocionais e Reconstrutivas no Ambiente Escolar.

Na primeira parte da programação, na quarta-feira (23), foi feita uma avaliação do processo de ensino aprendizagem, do comportamento dos alunos e pais, durante o período pandêmico, além de ter sido trabalhado o emocional dos professores, por meio de uma análise do que foi vivenciado em meio a produção de conteúdos e gravação de aulas para a modalidade de ensino remoto.

Já na manhã da quinta-feira, o conteúdo da oficina foi voltado às competências socioemocionais no mercado de trabalho, considerando que, desenvolver as habilidades socioemocionais em colaboradores e líderes contribui para um melhor clima organizacional e para o estabelecimento de uma maior maturidade no ambiente empresarial. As competências permitem formar times mais maduros, dedicados e empenhados, com relacionamentos positivos entre os colegas.

Em um dos momentos marcantes do segundo dia de oficina, foi realizada uma dinâmica de grupo, onde cada equipe tinha a tarefa de construir uma torre usando pedaços de macarrão e marshmallows.

Ao final, houve um momento para debater as reflexões e aprendizados. A dinâmica resultou em diversas lições que podem ser aplicadas no ambiente empresarial, como trabalho em equipe, pensamento estratégico, planejamento, liderança, sintonia, interação, comunicação e disciplina.

Ao Cidades na Net, Tânia Maria falou sobre o trabalho realizado com a equipe do Kairós. “Estamos fazendo um trabalho de diagnóstico de emoção, de como eles estão se sentindo emocionalmente, como estão pós pandemia. Chamamos a atenção para a necessidade de auto conhecimento e desenvolvimento, porque hoje temos um número exorbitante de pessoas patologicamente emocional, com doenças como depressão, síndrome do pânico, ansiedade em excesso. No segundo momento, a gente trabalha as competências socioemocionais, voltadas para o mercado do trabalho, no caso, para a escola”.

Ela disse que a partir dos resultados obtidos na oficina, o sistema pode estar direcionando cursos e qualificações para suprir as necessidades da cooperativa. “Dentro do diagnóstico que a gente faz, o SESCOOP entra oferecendo cursos de qualificações para eles. Gostaria de destacar que é um prazer estar aqui fazendo esse trabalho, que estamos desenvolvendo em todo o Piauí. E algo interessante é que ao mesmo tempo que a gente detecta que tem pessoas que estão emocionalmente fragilizadas, mas também pessoas muito resilientes, preparadas para esse novo normal”.

A diretora Maria dos Ramos Brito, a Raminha, disse que o Kairós tem buscado novas estratégias para a superação dos efeitos da pandemia. “Sabemos que a pandemia mexeu muito com nosso emocional, então, o SESCOOP, em parceria com o Kairós, está promovendo um oficina tratando dos efeitos socioemocionais que a pandemia deixou em todos nós, principalmente visando melhorar as estratégias de ensino voltada para superação desses efeitos negativos. A profissional está trabalhando toda a dimensão desde o início da pandemia, como foi vivenciada a pandemia pelos professores, com a mudança de estratégias, a questão da educação híbrida”.

Para Raminha, mesmo diante dos desafios, o Kairós conseguiu ter um bom desempenho em meio à pandemia.”Estamos buscando novas estratégias para trabalhar nossos alunos, professores e todo o corpo administrativo da escola, pois não deixa de estar todo mundo doente emocionalmente, devido todos os transtornos em meio a pandemia. Mas, avalio que o Instituto Kairós, mesmo diante de todos esses problemas enfrentados, se superou durante a pandemia, e está se superando agora, tanto é que tivemos um aumento do número de alunos, além de relatos positivos em relação às nossas estratégias de ensino durante a pandemia”.

Ela também destacou que além do lado emocional, pedagógico, o Kairós vai reforçar a questão da inclusão. “Continuamos trabalhando a parte emocional, social, pedagógica, e vamos trabalhar também a parte de inclusão com mais ênfase. Temos isso, a inclusão é tida como uma missão dentro da escola, temos vários alunos que tem necessidades especiais, e diante de toda essa problemática, também precisamos trabalhar os nossos pais, e já estamos com uma programação para o mês de abril, que será voltada aos pais, abordando sobre o respeito e aceitação ao outro, que é o que estamos fazendo durante essa oficina e sempre fizemos durante todo nosso processo de ensino aprendizagem” finalizou.

Veja todas as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS