Connect with us

Jaicós

Projeto trabalha prevenção às drogas de forma lúdica e conscientiza alunos de Jaicós

Publicado

em

Em uma importante ação de conscientização e prevenção, voltada aos alunos da Rede Municipal de Educação, está sendo desenvolvido na cidade de Jaicós, o Projeto Escola Sem Drogas.

O projeto é realizado pela Fundação Hospitalar Joaquim Simeão Filho, de Marcolândia, e Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria Estadual de Fomento ao Lazer e Prevenção às Drogas, e no município, conta com apoio da Prefeitura de Jaicós e Secretaria Municipal de Educação.

O projeto é voltado a estudantes com idades entre 9 e 16 anos, abrangendo as turmas de 6º ao 9º ano, e visa conscientizar os alunos sobre as consequências do uso de entorpecentes.

Em Jaicós, a ação está sendo desenvolvida com os estudantes da Escola Municipal Padre David Angelo Leal, que participaram na manhã desta segunda-feira (24), de um momento informativo, lúdico e de conscientização.

O evento aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), reunindo alunos, professores, o secretário municipal de Educação, Antônio de Pádua, o Tontonho, as coordenadoras Luzia Isabel, Vanda Reis e Ana Zita, o coordenador do projeto, Baruc Bandeira Costa, o coordenador da Fundação Hospitalar, Cícero Moura, e o professor e produtor audiovisual, Grasiane Sá.

Na abertura, o secretário de Educação, Tontonho, pediu que os alunos fossem multiplicadores do aprendizado da ação. “A gente hoje está com uma equipe que veio até vocês trazer grande e importante conhecimento, falando sobre o uso de drogas. Peço que vocês prestem bastante atenção e o que captarem aqui transmitam para os demais que não estão presentes. Aproveitem essa oportunidade e repassem em casa, na escola, na família, o que aprenderem aqui hoje”.

O coordenador da Fundação Hospitalar, Cícero Moura, destacou a importância do momento. “Queria agradecer a presença de vocês aqui. Esperamos que vocês saiam daqui informados, conscientizados, que seja muita proveitosa essa palestra para vocês. Para nós que fazemos a fundação, o Hospital de Marcolândia, é um grande prazer estar aqui compartilhando essas informações com vocês. Temos aqui a parceria importante com o Grazi, que já tem um trabalho conhecido nacionalmente e veio abrilhantar esse evento”.

Logo após, Baruc Bandeira Costa, coordenador do projeto, fez uma fala inicial sobre o projeto e a importância do combate ao uso de drogas, além de uma dinâmica com os alunos.

O momento principal do evento aconteceu com a participação do professor e produtor audiovisual, Grasiane Sá, que abordou a temática de forma lúdica e interativa, através do teatro de bonecos.

Atraindo a atenção e arrancando risadas dos alunos, Grasiane Sá, por meio do teatro de mamulengos, contou a história de “João Redondo e suas posses”. Logo após, entraram em cena os bonecos de ventríloquo, Tico e Chico, que também levaram uma mensagem de conscientização aos estudantes.

Ao final, o evento ainda contou com o sorteio de brindes, como celular, caixa de som e garrafa térmica, além de um lanche que foi servido a todos.

Baruc Bandeira Costa, coordenador do projeto, em entrevista ao Cidades Na Net, falou sobre o intuito do mesmo. “Estamos nessa união com o município de Jaicós para desenvolver esse projeto nas escolas. É um projeto que visa a prevenção das drogas dentro do ambinete escolar e que abrange toda a comunidade escolar. Precisamos dessa parceria, dessa força, para que a gente consiga de fato, preparar os alunos para os perigos do mundo e também capacitar os professores para trabalhar com metodologias ativas, com a cultura de paz dentro da sala de aula, para promover essa prevenção ao uso de drogas”.

Publicidade

Ele também agradeceu o apoio do município na ação.”Hoje realizamos a primeira etapa do projeto com os alunos. É um momento de lazer, de recreação, descontração, mas também de conscientização, para que eles conheçam o projeto, possam abraça-lo. Nosso objetivo é criar agentes multiplicadores de conhecimento, de cidadania, trabalhar o lado social dentro do município e fazer com que a cidade abrace essa causa para que a gente possa de fato levar dignidade às pessoas e também a prevenção às drogas. E agradeço ao engajamento do município de Jaicós, ao secretário Antônio, que prontamente nos atendeu e esteve disposto a colaborar conosco, e ao prefeito municipal também”.

Como parte do projeto, também será realizada na sexta-feira (28), no CCI, uma oficina científico pedagógica, tendo como público alvo os professores da rede municipal.

O coordenador ainda informou que o projeto está em sua segunda fase, sendo desenvolvido nas cidades de Jaicós, Padre Marcos, Fronteiras, Alagoinha e Pio IX.


Facebook

MAIS ACESSADAS