Connect with us

Jaicós

Secretaria de Saúde de Jaicós promove curso de atualização em hanseníase e prevenção de incapacidades

Publicado

em

Com o intuito de capacitar os profissionais que atuam no município, para o atendimento voltado ao diagnóstico, prevenção e tratamento da hanseníase, a Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um curso para os profissionais de nivel superior e médio.

O curso de atualização em hanseníase e prevenção de incapacidades por técnicas simples, foi promovido durante dois dias e aconteceu na Câmara Municipal, nestas terça e quarta, 25 e 26 de junho.

Participaram do curso os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, técnico em enfermagem, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, englobando o Programa de Estratégia de Saude da Família, NASF, CAPS e Centro de Fisiotrerapia.

O curso foi ministrado pelo enfermeiro Gilberto Valentim da Silva, integrante do PAM. O objetivo foi orientar os profissionais sobre a necessidade de uma assistência integral e de qualidade ao paciente, evitando a progressão da doença, que tem como principal consequência a incapacidade física.

Em entrevista, Gilberto falou sobre o conteúdo abordado. “No primeiro dia a gente trabalhou a questão clínica, diagnóstico, efeitos da medicação, avaliação dos contatos. Hoje estamos abordando a avaliação neurológico simplificada, ou seja, a avaliação do grau de capacidade. Trabalhamos no primeiro dia o manejo clínico, como tratar, diagnosticar, e hoje como avaliar de forma simplificada o comprometimento neural da face, mãos e pés do paciente. Depois dessa capacitação, compreende-se que a Estratégia da Saúde da Família de Jaicós esteja preparada para fazer o dignóstico, acompanhamento das reações e prevenção de incapacidade” informou ele.

Gilberto Valentim também destacou a importância dos profissionais estarem capacitados para esses atendimentos. “Isso vai permitir aos profissionais dar uma melhor qualidade de assistência aos pacientes, pois uma coisa é a avaliação subjetiva, aquilo que você vê, e outra é a avaliação neurológico simplificada, através da qual você terá a avaliação objetiva, sabendo exatamente quais nervos estão comprometidos. A importância disso está na melhor assistência, qualidade, reciclagem para os profissioanais. E quem ganha com isso é a população, que vai ter um serviço mais eficiente. Vai diminuir todo aquele fluxo de mandar paciente para fora do município para fazer diagnóstico, avaliação. Os profissionais poderão fazer aqui. O que vai fugir disso é aquilo que não é mais básico, que vai para as referências”.

Após a exposição teórica da temática do curso, também foi realizada a entrega de kits para a realização das avaliações e a parte prátrica, onde os profissionais se dividiram em equipes e fizeram avaliações em pacientes.

Publicidade

A coordenadora de Hanseníase, Fabia Crisanto, avaliou positivamente o curso. “Estou satisfeita com a interação dos profissionais participantes com o palestrante. Ficamos agradecidos pelo empenho da secretária de saude Audeli Coutinho e o prefeito Neném de Edite, pelo compromisso em sempre estar capacitando os profissionais para um melhor atendimento para a populacão jaicoense” disse.


Facebook

MAIS ACESSADAS