Connect with us

Picos

Bombeiros de Picos registram redução de 50% de focos de incêndio

Publicado

em

Em todo o Brasil e em boa parte do território piauiense os Bombeiros Militares e Brigadistas têm enfrentado graves problemas com os grandes incêndios conforme mostra a imprensa nacional. Em Picos, no entanto, tem sido diferente do que sempre aconteceu nessa época. O comandante operacional da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros, tenente Hamylton, informou que houve redução de mais de 50% com relação ao mesmo período de 2016.

O tenente Hamylton atribui essa redução considerável ao trabalho de prevenção que vem sendo realizado nos últimos anos, especialmente nesse ano de 2017, com o objetivo de evitar que a catástrofe verificada em 2016 nos município de Picos, Geminiano e Santana do Piauí não se repitam.  “Nós ministramos ocurso de SCI – Sistema de Comando de Incidentes, que possui um padrão inspirado nos Estados Unidos”, informo.

O curso foi ministrado no 3° Batalhão de Engenharia e Construção (3° BEC) e em outras instituições, e busca uma integração entre todos os setores para que possa ser dada uma resposta rápida em caso de sinistros, embora o foco seja de fato a prevenção. Como prova, o resultado pode ser conferido a olhos vistos. “Basta você olhar para o céu que não se percebe fumaça de incêndios”, comentou o militar.

Embora os resultados estejam muitos bons o comandante operacional lembrou que não se pode relaxar, pois a mata está seca e a temperatura começou a aumentar consideravelmente nos últimos dias.

Muitos incêndios florestais de grande proporção começam quando um motorista joga uma “bituca” de cigarro acesa pelo vidro aberto do carro enquanto está de passagem. Em outras ocasiões até cacos de vidro podem originar incêndios. Cabe a população ficar vigilante e contribuir para a preservação da natureza e da própria saúde evitando provocar queimadas.

Publicidade

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS