Connect with us

Pio IX

Educação de Pio IX realiza Seminário Municipal de Boas Práticas PPAIC

Publicado

em

Com o tema “Avaliar para ensinar”, a Prefeitura de Pio IX, sob a gestão do prefeito Silas Noronha, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), realizou nos dias 25/08 e 26/08 o Seminário Municipal de Boas Práticas PPAIC. O evento faz parte do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a organização da coordenadora Luana Santos e da formadora Sandra Ana.

Durante o primeiro dia do evento, foram realizadas palestras, exposições e apresentações de boas práticas por professores da Educação Infantil, do Ciclo de Alfabetização (1º e 2º ano) e pelos Gestores Escolares.

A Secretária Municipal de Educação, Clebiana Telles, ressaltou a importância do programa e do seminário.

“Este evento é uma oportunidade para fortalecer nossa comunidade educacional e enriquecer nossas práticas pedagógicas, onde podemos compartilhar ideias, experiências e estratégias que enriquecerão nosso compromisso com a educação de qualidade”, destacou.

A coordenadora municipal do PPAIC Luana Santos apresentou inicialmente os impactos positivos do programa no município de Pio IX.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí com o objetivo de implementar uma política de Estado em colaboração com os municípios. O principal objetivo desse programa é garantir que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com habilidades sólidas de leitura, escrita e matemática.

O Seminário de Boas Práticas

Publicidade

As boas práticas desenvolvidas pelas equipes gestoras e pelos professores da rede municipal de ensino nas etapas de Educação Infantil (Pré-Escola) e Ensino Fundamental (Ciclo de Alfabetização) têm como propósito garantir a alfabetização na idade correta. As práticas selecionadas nesta etapa municipal terão a oportunidade de participar da etapa regional, que ocorrerá na 16ª Gerência Regional de Ensino em Fronteiras. Caso sejam classificadas, as práticas poderão participar da etapa estadual, que será realizada em Teresina no mês de dezembro.

As práticas foram avaliadas por uma mesa julgadora composta por especialistas na área educacional. Fizeram parte dessa equipe o Supervisor de Ensino e coordenador das Avaliações Externas, Paulo Lúcio, a coordenadora municipal de Educação Infantil, Dulceilde Antão, e a coordenadora de Língua Portuguesa, Nayra Bezerra. Foram utilizados critérios de avaliação como engajamento, inovação, protagonismo do aluno, replicabilidade social e relevância do tema para a seleção das boas práticas.

Segundo Dia

No sábado (26), a programação do evento teve continuidade com o momento de abertura do segundo dia, ressaltando a importância da união de todos os participantes. Em seguida, todos os presentes foram convidados a se levantar para entoar o hino de Pio IX-PI, e as autoridades foram convidadas a ocupar seus lugares na mesa de honra.

A Secretária Municipal de Educação, Clebiana Telles, agradeceu aos profissionais de educação pelo empenho e dedicação.

Publicidade

 “Cada aula ministrada, cada lição ensinada, representa um investimento no desenvolvimento intelectual e emocional de nossos alunos, vocês são os agentes de transformação que moldam mentes, instigam a curiosidade e inspiram sonhos, seu papel vai muito além das paredes das salas de aula, vocês são modelos a seguir e guias para o aprendizado ao longo da vida, neste encontro, gostaria de reafirmar nosso compromisso em apoiar e valorizar cada um dos educadores, diretores e coordenadores”, disse.

Nesta ocasião, foi realizada uma palestra com o tema “Onde encontrar a felicidade?”, ministrada por Najla Araripe, graduada em Psicologia, especialista em Psicologia Social, com formação também em Psicologia Organizacional e Psicologia Escolar. A palestra buscou trazer reflexões sobre os significados e valores necessários para se alcançar a felicidade na vida profissional.

O encontro também enfatizou a importância da aprendizagem como uma jornada contínua, e ressaltou a necessidade de os profissionais da educação trabalharem em conjunto para transformar o conhecimento em ação. Para abordar esse tema, o filólogo e psicopedagogo professor Raoni Sousa ministrou a palestra “Compreendendo o Compromisso do Educador: Reflexões Essenciais para a Prática Docente”.

Na parte da tarde, deu sequência ao Percurso Formativo, Modulo III, do Programa de Alfabetização na Idade Certa, o PPAIC.

O evento foi considerado um sucesso, uma vez que, reuniu profissionais da educação que puderam dialogar sobre melhorias e estrategias na área.

Veja as Fotos:

Fotos: ASCOM Pio IX

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS