Connect with us

São Julião

SÃO JULIÃO | Vereadores discutem reabertura de instituições educativas, precatórios do Fundef e reforma de açude

Publicado

em

Na noite desta última sexta-feira (21), foi realizada a segunda sessão ordinária do segundo semestre de 2020, da Câmara Municipal de Vereadores de São Julião.

A sessão presidida pelo vereador e presidente do Legislativo, João Neto, contou com a apreciação de pautas que abordam sobre a reabertura da Biblioteca e do Museu municipal, bem como a conservação dos seus respectivos acervos, além da reforma no sangradouro do açude, localizado à margem BR – 230 no povoado Mandacaru.

Na ocasião, ainda foi debatido sobre os repasses dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

O vereador Francisco Neto de Carvalho Alencar, requereu a reabertura da Biblioteca (com restrições), com o intuito de beneficiar alunos da rede municipal e estadual de educação, bem como o retorno das atividades do Museu, que abrange em geral a população.

“Apesar da pandemia da Covid-19, verifica-se a necessidade de volta às aulas mesmo que de maneira remota, assim esta previsto aqui no nosso município, porém, verifica-se a necessidade imediata da reabertura da Biblioteca, bem como que o Museu Municipal volte a funcionar, beneficiando assim o nosso povo”, explicou.

Publicidade

Vereador Francisco Neto de Carvalho Alencar – Chico Neto

Em continuidade, Francisco Neto, requereu sobre o documento que dispõe sobre a Proposta de Emenda ao PL N° 1.581, tratando referente aos precatórios do FUNDEF e a sua destinação de no mínimo 60% para os profissionais do Magistério e 40% ao município, elaborado em conformidade com a sociedade o plano de aplicação.


Matéria Relacionada: Câmara de Vereadores de São Julião realiza sessão remota e discute sobre precatórios do Fundef


Devido à pandemia da Covid-19, todos os professores e diretores das escolas municipais que se dirigiram para a Câmara no objetivo de obter respostas sobre o FUNDEF, se reuniram e acompanharam a sessão em frente ao prédio, respeitando as restrições.

O vereador Ildebrando José de Sousa apresentou no seu requerimento, a solicitação de concerto/reparo no sangradouro do açude, localizado à margem BR – 230 no povoado Mandacaru.

Vereador Ildebrando José de Sousa.

“O reservatório é de muita serventia para moradores/usuários da região. O mesmo encontra-se bastante deteriorado provocando muita perca de água no período chuvoso”, justificou o parlamentar.

Publicidade

Participaram da sessão, o presidente da Casa Legislativa, vereador João Neto, o secretário Francisco Neto, e os parlamentares Fábio Silva, Renaldo Ramos, Antônia Maria, Ildebrando José – professor Neto e Acelino Virgílio.

Todos os requerimentos foram apreciados e discutidos entre os parlamentares, e serão enviados para a Assessoria Jurídica do município.

A próxima sessão está marcada para o dia 04 de setembro de 2020.

Vale destacar que na ocasião os parlamentares estavam respeitando o distanciamento social, utilizando máscaras e álcool em gel, que são medidas preventivas contra a Covid-19. Durante reunião, ainda foi reforçado os cuidados de higienização quanto à utilização do microfone.

Confira as imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS