Connect with us

MUNICÍPIOS

Secretaria desenvolve ações de proteção ao meio ambiente em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

Em prol de melhorias em todo território municipal, ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vila Nova do Piauí. A pasta recém-criada é gerida pelo secretário, o ex-vereador Adelino Oliveira.

“É um dever da secretaria fazer a limpeza pública para evitar proliferação do mosquito da dengue e consequentemente um problema maior na saúde do povo de Vila Nova”, frisou.

Entre as ações elencadas pelo gestor da pasta no município, é em relação ao lixão que está sendo acompanhado dentro da legalidade, ou seja, conforme a lei determina.

Para evitar a pesca irregular devido ao período de piracema, bem como evitar também aglomerações, foram instaladas placas de orientação e proibição da presença de pescadores e também turistas no açude do povoado São João Batista, na zona rural.

“A determinação, ou seja, a suspensão dessas atividades segue de acordo com o decreto estadual pelo menos até o próximo dia 31 de maio”, explica o secretário de meio ambiente e faz o apelo para a sociedade colaborar.

Publicidade

“Pedimos a colaboração das pessoas, principalmente nesse período em que o Piauí, o país e o mundo vive que é uma situação de emergência”, apela.

Dentro das ações da secretaria de meio ambiente de Vila Nova do Piauí está a recuperação de áreas degradadas na rio na região da barragem do povoado em relação à mata ciliar, segundo informou a bióloga Genikelly Alencar.

Outro ponto citado pela bióloga foi a recuperação da área degradada que servia como caixa de empréstimo onde era feita retirada de material próximo a piçarreira.

Uma importante reunião aconteceu para conscientizar a população sobre o uso do fogo. Na palestra ministrada pela bióloga Genikelly e o geógrafo Izeiro Coutinho teve como público-alvo a sociedade e os setores da administração municipal.

“É um dos principais problemas que a cidade enfrenta durante o período de estiagem”, pontuou Genikelly.

Publicidade

Paralelo a isso junto à Secretaria de Educação está sendo trabalhado ações de conscientização com estudantes em relação ao meio ambiente por conta uso do fogo e resíduos sólidos. O objetivo é despertar nas crianças a consciência de importância da preservação dos ecossistemas.

A secretaria de Meio Ambiente dispõe de telefone para informações, além de denúncias que podem ser feitas informando a prática de pesca irregular entre outras ações que afetem o ecossistema.

“Temos vigia no povoado São João Batista onde já foram colocadas as placas. A secretaria está procurando exercer o papel para melhorias para nossa cidade”, finalizou a bióloga.

Edilson Brito é prefeito de Vila Nova do Piauí e fala sobre o trabalho da pasta. “Estamos sempre unindo esforços e buscando melhorias para que nosso município siga com bons resultados e estes beneficiem toda a população vila-novense”, pontuou o prefeito.

Prefeito de Vila Nova do Piauí / Imagem de arquivo

ICMS Ecológico

Publicidade

Vila Nova recebeu pela primeira vez a Certificação Ambiental, o Selo B do ICMS Ecológico 2020, quando atingiu na classificação 102 pontos, adquirido nos padrões de educação ambiental; redução do índice de desmatamento; política municipal de meio ambiente e edificações irregulares. O certificado é concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR/PI) aos municípios piauienses que desenvolveram alguma importante ação de prevenção ao meio ambiente.


Confira em >> Vila Nova do Piauí recebe pela primeira vez certificação do Selo Ambiental

VILA NOVA | Gestão do prefeito Edilson Brito celebra conquistas no Ideb, Selo Unicef e ICMS Ecológico; fotos


O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que aquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS