Connect with us

Simões

Simões conquista prêmio nacional por melhores práticas de educação na rede pública municipal

Publicado

em

Com o tema “Inovar hoje para transformar amanhã”, o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), realizou em São Paulo a terceira edição do Prêmio PVE. O evento premiou iniciativas realizadas ao longo de 2023 em todas as regiões do Brasil onde o PVE é realizado.

Os municípios de Simões (PI) e Ouricuri (PE) , que participam do PVE por meio do apoio da Auren Energia, foram as cidades vencedoras nas categorias Gestão Educacional e Gestão Escolar.

Criado em 2008 em parceria com o BNDES, o PVE tem objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação municipal pública a partir da atuação junto às secretarias municipais de educação de territórios onde há presença de empresas do grupo Votorantim. Em 2023 foram apoiados 43 municípios de 12 estados, com impacto em mais de 156 mil estudantes.

“O PVE é uma solução em rede, construída a várias mãos engajadas em fazer a educação gerar um impacto positivo que atravesse gerações. Acreditamos que essa é a direção para um futuro justo e sustentável”, disse o diretor do Instituto Votorantim, Cloves Carvalho, durante a premiação. O Prêmio PVE também conta com o apoio do Banco BV, cuja atuação de responsabilidade socioambiental tem a educação como um dos principais pilares.

Projetos vencedores

Há oito anos a Auren Energia incentiva ações do PVE na região. 

Publicidade

A cidade de Simões (PI) foi a vencedora da categoria Gestão Escolar com a implementação do projeto de educação antirracista que incluiu iniciativas como o acesso à literatura de autores negros, atividades de acolhimento e formação de professores no Centro de Educação Municipal. O município será contemplado com a doação de cinco mil livros do Banco BV.

“O PVE foi fundamental a partir do momento que nos trouxe repertório teórico e prático. Com essas ferramentas conseguimos atingir nosso objetivo, que era aumentar a autoestima do aluno negro”, disse Erineide Lima, gestora do Centro de Educação Municipal.

O município de Ouricuri (PE) venceu na categoria Gestão Educacional com o projeto “Posso Aprender”, que alcançou toda a rede municipal de ensino. O projeto consistia na ampliação da oferta e da demanda por ensino especializado para atender alunos com transtornos da aprendizagem, com deficiência e com necessidade de investigação de diagnóstico. Como resultado, o número de estudantes atendidos pelo ensino especializado passou de 121 para 408.

Como prêmio, o município irá receber uma Sala Maker destinada ao ensino de robótica e assessoria técnica para capacitação dos professores para utilização do espaço.

“Esse processo nos ensinou a importância do planejamento e da organização para a realização dos projetos, além do impacto que as parcerias entre as secretarias e as organizações externas têm na melhoria na qualidade e ampliação da oferta dos serviços”, disse Luciana Parente, técnica da Secretaria Municipal de Educação.

Publicidade

Legado

Essa não foi a primeira vez que um município da região conquistou destaque nacional dentro do programa. Ao longo dos oito anos que a Auren incentiva as ações do PVE, cinco municípios já conquistaram o prêmio: Simões (PI), Curral Novo do Piauí (PI), Betânia do Piauí (PI), Araripina (PE) e Ouricuri (PE).

Sobre a Auren Energia

A Auren Energia é uma das maiores plataformas de geração e comercialização de energia renovável do Brasil, com capacidade instalada de 3,0 GW. A companhia opera com uma matriz limpa e diversificada em ativos localizados no Sudeste e Nordeste.

A Auren encontra em suas relações a energia e motivação que precisa para encarar os desafios diários do setor. Para conhecer mais sobre companhia, acesse: www.aurenenergia.com.br RI: ri.aurenenergia.com.br

Publicidade

ASCOM

Facebook

MAIS ACESSADAS