Connect with us

DESTAQUES

SMS homenageia mulheres picoenses pelo Dia Internacional da Mulher

Publicado

em

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (08), na Secretaria Municipal de Saúde de Picos, uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento contemplou não apenas servidoras da secretaria, mas todas as mulheres picoenses que estiveram presentes na SMS. O Grupo Sinfonia deu início ao evento com uma apresentação artística.

A solenidade contou também com a presença de diversas autoridades, entre elas: o prefeito Padre Walmir Lima; o secretário de saúde, Dr. Júnior Santos; a secretária de Meio Ambiente, Maria Santana; a secretária de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Oneide Rocha; as vereadoras Valdívia e Creuza Nunes; e as coordenadoras de Políticas Públicas da Mulher, Nega Mazé e Josefa.

Durante a solenidade, as autoridades falaram sobre a importância de se comemorar o dia Internacional da Mulher e relembraram o início da luta e os ganhos que obtiveram até o momento, assim como o que ainda falta conquistar.

O prefeito de Picos declarou que a Prefeitura Municipal tem se esforçado em incluir as mulheres em todas as atividades, dando-lhes o espaço merecido. Ele mencionou a importância de se ter a Coordenação de Políticas Públicas da Mulher, atualmente representada por Nega Mazé, e auxiliada pelo Executivo.

“Uma campanha como essa é importante. Eu dizia agora há pouco que se convoquem os homens. Talvez as mulheres falando para os homens sobre a violência contra a mulher não toque tanto como se fossem homens falando para homens. Na realidade, a gente não pode nem chamar de homem quem quer medir força com a mulher. É importante perceber que a mulher tem conquistar seu espaço, mas ainda precisamos fazer muito nesse sentido. Por isso abraçamos a campanha e celebramos o Dia Internacional da Mulher com alegria, mas precisamos crescer muito nesse sentido de sermos verdadeiros homens que lutam contra a violência contra a mulher”, enfatizou o prefeito.

Publicidade

Padre Walmir enfatizou ainda que em seu governo muitas mulheres têm tomado liderança tanto nas secretarias quanto nas coordenações. “Nós sabemos da capacidade da mulher, não dizendo que o homem não seja capaz, mas não podemos dizer que a mulher também não é. A liderança delas justifica a nossa preocupação em dá-las o espaço que lhes é merecido”, declarou.

O secretário de saúde, Júnior Santos, fortaleceu a fala do prefeito enfatizando o apoio que a pasta tem dado às mulheres no cuidado da saúde e na prevenção contra a violência. “Temos dado todo apoio quanto às nossas atribuições aqui na secretaria de saúde. Nós temos a Clínica da Mulher – CLISAM – que dá todo aparato a nossas pacientes, providenciando as consultas e exames ginecológicos. Temos tido o cuidado também de realizarmos ações – em parceira com outros órgãos – de combate à violência, quer seja ela física, sexual ou verbal”.

Foi lançado também, na manhã de hoje, o Projeto “Diga Sim À Vida”, que visa a valorização da vida do ser humano, contudo, especificando a mulher no dia de hoje, que tanto tem se empenhado na luta contra o abuso físico, mental e social dos que estão à sua volta.

Um dos palestrantes do evento foi o psicólogo Moisés Nascimento. Com o tema “Valorização da Vida”, ele enfatiza a importância de se abordar o assunto, mesmo em um dia de celebração, pois deve ser tratado em todo o momento, inclusive no atual, onde cresce o índice de suicídio no país, especialmente no vale do Guaribas.

“Falar sobre suicídio é algo muito pertinente. Estava recentemente analisando alguns dados e vi que o Brasil é um país que tem um dos menores índices de suicídio no mundo, porem é o país em que mais cresce esse índice. E a nossa região do Vale do Guaribas é uma das regiões que mais cresce no Brasil”, explanou ele.

Publicidade

Moisés disse ainda que é imprescindível que as pessoas não se escondam de tratar sobre o assunto, pois o que preocupa é que muitos casos têm acontecido com pessoas que não aparentam ter problemas. Para ele, é preciso trabalhar o assunto para desenvolver a prevenção da melhor maneira possível.

“Não possuo dados referentes a mulheres aqui em Picos e na região, mas a gente tem conhecimento de alguns casos aqui. Inclusive, com mulheres jovens, adolescentes. E isso nos alarma porque quando a gente fala de suicídio, remetemos a pessoas com depressão e não é o que temos visto. O que temos tomado conhecimento é que são pessoas consideradas normais, alegres, de um bom convívio com todos ao redor, com uma vida comum, sem nenhum sinal do que se passa, da pretensão que tem com a própria vida”, disse o psicólogo.

 

Veja fotos do evento:

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS