Connect with us

Teresina

Placa com aviso de risco de vida viraliza e se torna meme em Teresina

Publicado

em

Uma placa instalada no cruzamento entre a Rua Eustáquio Portela e a Avenida Homero Castelo Branco, na Zona Leste de Teresina, virou meme nas redes sociais nesta quinta-feira (6). O aviso alerta para o risco de vida a quem passar pela região durante uma chuva. No local, veículos foram arrastados e passageiros resgatados pelos bombeiros devido às fortes chuvas.

A prefeitura chegou a confirmar que a instalação da placa foi de responsabilidade da gestão municipal, mas, posteriormente, por meio de nota, negou a colocação. Ainda não se sabe quem foi o responsável pelo aviso.

Em uma foto compartilhada nas redes sociais é possível ver funcionários com uniforme de uma empresa de engenharia. O g1 tentou, mas não conseguiu contato com essa empresa.

Ainda nas redes sociais, os internautas comentaram a situação. Alguns fizeram piadas sobre o aviso e muitos apontaram um suposto erro de português na expressão “risco de vida”, contudo o professor de língua portuguesa Newton Neto explicou ao g1 que o uso da locução está correto.

Postagem em página de humor de Teresina — Foto: Reprodução Instagram
Postagem em página de humor de Teresina — Foto: Reprodução Instagram

“Está certíssimo. Essa expressão possui o mesmo sentido de risco de morte. Para Evanildo Bechara, um dos gramáticos de maior credibilidade, as locuções são válidas e fazem alusão a uma mesma situação de periculosidade”, explicou.

O educador disse ainda que a expressão é usada até pelo Código Civil brasileiro. “As duas formas estão corretas. Quem duvidar, pode consultar o novo dicionário de dúvidas da língua portuguesa, do mestre Evanildo Bechara”, completou.

Publicidade
Placa virou meme em Teresina — Foto: Reprodução
Placa virou meme em Teresina — Foto: Reprodução

“Tá ótimo, espero que a chuva leia quando passar por lá e não levar a placa junto”, comentou um internauta.

“Resolveu o problema”, ironizou outro. “Tem mais pontos na cidade, vai precisar de pelo menos umas 50 placas”, comentou outra.

Placa se tornou meme em Teresina — Foto: Reprodução
Placa se tornou meme em Teresina — Foto: Reprodução

A prefeitura informou ainda que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Stans) já está providenciando placas para fixar em regiões de risco. O órgão chegou também a divulgar uma lista com trechos a serem evitados durante as chuvas intensas.

Chuvas na capital

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos três primeiros de janeiro já choveu o previsto para todo o mês na cidade de Teresina.

As fortes chuvas registradas já causaram a morte de um homem, após a correnteza arrastar o carro em que ele estava. Até o momento, 350 famílias estão desabrigadas na capital.

Um dos pontos mais críticos está localizado na Avenida Homero Castelo Branco, no cruzamento com a Rua Eustáquio Portela, local em que placa foi instalada – onde há uma obra de galeria em andamento -, no bairro Jóquei, na Zona Leste, onde no último final de semana alguns carros foram arrastados e o Corpo de Bombeiros precisou fazer o resgate.

Obras de drenagem

Galeria da Zona Leste de Teresina tem previsão de entrega da 1ª etapa para janeiro de 2022 — Foto: Magno Bonfim/ TV Clube
Galeria da Zona Leste de Teresina tem previsão de entrega da 1ª etapa para janeiro de 2022 — Foto: Magno Bonfim/ TV Clube

Para o problema de alagamento ser resolvido definitivamente, obras de drenagem estão em andamento na cidade, mas sem previsão de conclusão.

Na Zona Leste, uma das mais afetadas, apenas a primeira etapa da galeria da região deve ser entregue dentro de 30 dias. As outras duas etapas restantes têm previsão de conclusão em mais de dois anos. A obra completa está orçada em R$ 90 milhões.

Publicidade

No conjunto Torquato Neto, Zona Sul, onde uma mulher já morreu arrastada pela correnteza da água durante uma chuva, há o projeto de uma obra de drenagem ainda sem previsão de início.

Outros projetos são uma obra de drenagem dos Bairros São Pedro e Tabuleta, na Zona Sul da cidade. No momento, a prefeitura informou, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, que está estudando orçamento para iniciar o processo de licitação.

Na região Norte da Capital, por meio do projeto Lagoas do Norte, há em andamento a obra do Canal do Matadouro, no bairro de mesmo nome, que visa resolver os alagamentos na região. O investimento é de R$ 3 milhões oriundos do Banco Mundial e a previsão é de que seja finalizada ainda no primeiro semestre de 2020.

Fonte: G1 Piauí |  Foto: Renan Nunes/TV Clube

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS