Connect with us

DESTAQUES

Missão do Clero reúne bispo e 27 padres em Vila Nova do Piauí; veja fotos

Publicado

em

O município de Vila Nova do Piauí, localizado há 370 km de Teresina, na região sudeste do Piauí, recebeu na manhã desta última terça-feira, 15 de outubro, a visita missionária que acontece anualmente referente à vivência do Mês Missionário Extraordinário onde acontece um dia de missão na sede e comunidades do município.

A missão tem como objetivo manter proximidade do Clero com o povo de Deus em uma paróquia ou área pastoral onde reuniu 27 padres e o Bispo Dom Plínio. O evento religioso foi destinado aos batizados, autoridades, servidores de Deus e ainda todos os homens e mulheres de boa vontade de Vila Nova do Piauí.

A missão aconteceu durante todo o dia onde os sacerdotes visitaram comunidades repassando aconselhamento e orações de fé em vários lares tanto na sede quanto na zona rural do município.

Participaram da missão: o Bispo Dom Plinio, o padre Manoel de Alagoinha, padre Expedito de Monsenhor Hipólito, padre Francidilson Silva de Teresina, padre José Mairton de São José do Piauí, padre Fernando Armando de Padre Marcos, padre Paulo de Queimada Nova, padre Feliciano de Ipiranga, padre José Pio de Marcolândia, padre Claúdio de Dom Expedito Lopes, padre Marcos Roberto de Francisco Santos,  padre Edivaldo de Patos do Piauí, padre Francisco Berto de Betânia do Piauí, padre Gregório de Pio IX,  padre Paulo Henrique de São João da Canabrava, padre Antônio Cristo de Santa Cruz, padre Jonas de Itainópolis, padre Antônio Ismael de Alegrete, padre Miguel Feitosa de Simões, padre Sergio de Acauã, padre Francisco de Assis de Picos, padre Francisco Ramires de São Julião, padre Gildo Coelho de Fronteiras,  padre José Marcos de Santo Antônio de Lisboa, padre Francisco Borges, padre João Pereira e padre David Barros da Catedral de Picos e o padre Wagner de Paulistana.

A visita no município contou com a seguinte programação: às 07h aconteceu a recepção, na igreja de Santo Antônio, com café comunitário seguido da oração de envio dos padres às famílias da sede e povoados vizinhos. A missão terminou, às 16h, com a Missa de encerramento, na mesma igreja, presidida pelo o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres presentes.

Publicidade

O Bispo Diocesano, Dom Plínio, falou sobre a missão, elogiou o município pela grande participação dos fiéis nas atividades e pelo trabalho que vem sendo realizado pelo clero.

“A visita este ano coincidiu com a celebração do Mês Missionário Extraordinário que tem como proposta de tema Batizados e Enviados. Então o que aconteceu aqui foi exatamente o encontro do clero com o povo que é tão valioso. O povo se preparou, entusiasmou-se e deu uma lição de igreja viva com a presença, com animação e participação”, elogiou Dom Plínio sobre a participação da sociedade em Vila Nova.

“Grande parte do clero esteve presente e acho que só quatro padres não compareceram, mas fico contente, pois tivemos a oportunidade de visualizar a realidade de Vila Nova tanto na sede, como nas comunidades da zona rural. Assim junto do clero e presbitero da Diocese de Picos vemos a situação e a repercussão da evangelização do povo daqui, ou seja, o que tem sido feito pelos padres, pelas irmãs, pelos próprios leigos. Ficou para nós uma visão animadora. O povo está atento e está trabalhando. Vamos continuar com nossa participação e espero que nossa presença tenha sido importante para o povo”, explicou.

O padre, Francisco Ramires, vigário de São Julião, área que abrange Vila Nova, falou que vem trabalhando métodos que tragam a comunidade de volta a igreja e que espera conseguir bons resultados motivando a participação de todos.

“Como falei no meu agradecimento, Vila Nova, é uma comunidade que as próprias pessoas diziam que estavam desanimadas no campo da fé e nós temos tentado fazer um trabalho de animação, o resgate do ardor evangélico e da alegria que ele provoca. Esse momento com os padres da Diocese de Picos e do Bispo motiva as comunidades. Espero que essa missão do clero motive as pessoas e me faça estar mais perto e que isso torne a igreja mais próxima. Vila Nova foi uma das comunidades da Diocese nos anos 80 e 90 e espero que possamos novamente dizer que Vila Nova é uma das melhores comunidades, disse.

Publicidade

Francisco Ramires ainda explicou o processo de divisão que está sendo trabalhado nas comunidades e pediu aos conselheiros e a população que continuem levando a palavra de Deus e motivando os fiéis a buscarem a igreja e participarem de atos de fé católica.

“Apenas dois povoados estavam articulados, Cacimbas e São João, e as outras estavam sobrevivendo apenas quando o padre ia realizar uma missa de intensão. Então, convidamos essas comunidades para a reunião, demos uma injeção de animo e começamos desde o mês de setembro a visitar as comunidade. Infelizmente não tive como visitar todas, mas hoje já sabemos que as comunidades estão mais empolgadas e surgindo graças a essa proximidade. Peço que os que estão à frente das comunidades e aos conselheiros, que não vejam medo de evangelizar e de espalhar a palavra de Deus”, explica.

Juntamente com o secretariado municipal, o prefeito, Edilson Brito, esteve presente, deu boas-vindas, agradeceu ao bispo e aos padres pela realização da missão e a participação das pessoas que fazem parte da comunidade onde representaram o município.

“A visita de todos vocês foi de grande importância para os vila-novenses, pois resgatou a fé e promoveu interação de todos no ambiente religioso. A ida às casas trouxe de volta a alegria e renovou a esperança de muitas pessoas que se afastaram da igreja por algum motivo de doença ou locomoção. Essas missões trazem de volta e resgata a alegria de viver aproximando as pessoas de Deus. Agradeço imensamente a todos e espero recebe-los mais vezes no município”, disse.

Eusébia, representante da comunidade Barreirinha, falou sobre o sentimento que a missão trouxe para as pessoas que sentiram a presença de Deus e agradeceu a escolha que beneficiou Vila Nova para receber este ato de fé.

Publicidade

“Foi muito proveitoso e as famílias que foram visitadas ficaram encantadas, felizes e emocionadas. Sentíamos no olhar o sentimento de cada um que nos recebia. Como representante de comunidade estar à frente ajudando a igreja católica é um sentimento de gratidão a Deus que nos deu a oportunidade de nossa comunidade ser escolhida pela missão do clero no ano de 2019. É inexplicável o tamanho da satisfação e alegria em Dom Plínio ter nos presenteado com a visita de 27 padres à nossa comunidade. Víamos no olhar das pessoas o sentimento em recebe-los em suas casas e as pessoas que se encontram debilitadas que não conseguem vir até a igreja sentíamos o amor e a satisfação em receber as visitas. Eles sentiram uma transmissão de fé repassadas pelos padres. Só posso avaliar a experiência como ótima e espero que muitas outras possam vir e que estejamos firmes e fortes ajudando e recebendo as visitas”, disse.

O professor, Tontonho, que integra a igreja católica de Vila Nova e conduziu os padres aos lares das comunidades declarou. “O sentimento de gratidão a Deus que nos proporcionou uma oportunidade para que possamos reabastecer, continuar caminhando e construindo o reino de Deus na nossa comunidade. Vamos nos esforçar bastante para corresponder às expectativas de um evento tão importante em evangelizar onde daremos testemunho da nossa fé através das ações”, disse.

Padre Fernando Amando, pároco de Santo Antônio em Padre Marcos e coordenador do clero avaliou a grande participação do povo que compareceu à missão. Além de falar sobre as novas experiências que adquiriu durante as visitas.

“A avaliação do evento é muito boa porque o povo sempre corresponde ao convite dos padres, pois sabem que vindo de Deus, os padres são apenas instrumentos. É muito bom vir a Vila Nova, encontrar a igreja cheia e participar dessa missão onde eu aprendi muito em realidades comas pessoas e mensagens diferentes. Temos ilusões em que vamos ensinar onde na verdade vamos aprender como aconteceu nessa missão hoje. Acredito que os padres saíram com os corações entusiasmados e cheios de amor. Estamos no mês de outubro e, nada mais justo do que nós, padres, darmos testemunhos do que pregamos, ser missionários. Temos um total de 33 padres. Alguns faltaram por justificativas e outros saíram para cumprir compromisso, mas isso não tira o brilho da missão. Espero que o povo de Vila Nova consiga ter um padre local e como diz a letra de uma música onde tem um padre na comunidade o povo é mais feliz”, explica ressaltando a importância de um padre para a comunidade.

Estiveram presentes na Missão do Clero celebrando o Mês Missionário além dos já acima citados, os secretários do município, vereadores, lideranças políticas e religiosas de cidades da micro e macrorregião, a comunidade católica de Vila Nova e municípios vizinhos, autoridades municipais e o povo em geral.

Publicidade

Veja as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS