Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA│Biblioteca Municipal Patativa do Assaré sedia 1º Encontro de Xadrez

Publicado

em

Com o tema “Bora Exercitar a Mente”, a Biblioteca Municipal Patativa do Assaré em Vila Nova do Piauí com apoio da Prefeitura, na gestão Trabalho e Compromisso, promoveu o 1º Encontro de Xadrez. Diversas pessoas prestigiaram na noite desta terça-feira (15), na sede da biblioteca.

De acordo com a professora, Marli Veloso, o encontro desta terça-feira não possui caráter competitivo e, sim, participativo. O mesmo teve como objetivo mobilizar as pessoas interessadas com intuito de fomentar maior participação e estimular frequentadores no órgão, unindo assim o esporte mental, o xadrez, com a leitura, umas vez que a instituição possui acervo composto por milhares de livros. Mais de vinte pessoas estiveram na Biblioteca Patativa do Assaré para prestigiar o 1º Encontro de Xadrez.

“Muitos alunos frequentaram a biblioteca, pegaram livros sobre xadrez para ler, conhecer mais sobre a arte e conversaram também. A participação desse encontro superou minhas expectativas”, revelou.

O Xadrez na visão de especialistas da Educação funciona como ferramenta pedagógica que auxilia no processo cognitivo, entre eles, o raciocínio lógico matemático, a criatividade, tomada de decisão, o autocontrole dentre outros. Para a professora Marli Veloso que corrobora a ideia dos especialistas da Educação, o xadrez proporciona muitas habilidades. A professora defende também que deve ser inserido na matriz curricular das escolas.

“Isso é muto importante. Defendemos que o xadrez faça parte da matriz curricular dos alunos do Ensino Fundamental desde as séries iniciais”, defende Marli.

O xadrez de acordo com o professor, Antônio Ferreira de Carvalho, que esteve presente na noite desta terça – feira (15), vem crescendo cotidianamente nas comunidades. Para ele, a realização na biblioteca é um incentivo, ao mesmo tempo que proporciona aos alunos desenvolvimento cognitivo.

Publicidade

“Aqui na biblioteca surge uma nova ideia de implantação voltada ao foco de estudantes. Isso garante que irão aprender a focar ainda mais na leitura, bem como criar ideias e pensamentos positivos a partir disso. O jogo também propicia desenvolvimento psicológico, cognitivo com raciocínio lógico e objetivo, além de resoluções de cálculos matemáticos. Vejo como uma necessidade do jogo no meio escolar.  A biblioteca trouxe um silêncio diferente que fará o público apreciar o espaço podendo aprender de uma outra maneira”, ressalta.

Luzivânia Araújo, 17 anos, aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Luiz Ubiraci de Carvalho, integrante do grupo AJA e do NUCA de Vila Nova, participou do encontro de xadrez do JEPEP’s (Jogos das Escolas Públicas Piauienses) em Fronteiras, etapa regional na qual foi finalista, prosseguindo para o JEP’S (Jogos Escolares Piauienses), etapa estadual em Teresina. Sobre o espaço que a Secult de Vila Nova está proporcionando, aluna declarou. “É um momento de grande conhecimento e oportunidade para o envolvimento de crianças e adolescentes e qualquer outra pessoa com o xadrez, em prol do desenvolvimento pessoal, pois ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, estratégias, estimula a concentração, promove a paciência entre outros pontos positivos”, enfatiza. 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS