Connect with us

Vila Nova do Piauí

Vila Nova adota lei municipal para alimentação escolar saudável e avança nas ações do PROTEJA

Publicado

em

O município de Vila Nova do Piauí, que é administrado pelo prefeito Belim fez a adesão de novas normas no que diz respeito à escolha dos alimentos para as escolas da rede municipal.

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores o projeto de Lei n° 302 que dispõe sobre a promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar por meio da educação alimentar e nutricional e regulação da distribuição, comercialização e comunicação mercadológica de alimentos e bebidas nas unidades escolares.

Com a lei promulgada e sancionada, o município passa a adotar alimentos in natura obtidos através de plantas ou animais que não sofreram alteração e alimentos minimamente processados.

Em 2021 Vila Nova aderiu a Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA) por meio da portaria n° 1.862. O PROTEJA visa deter o avanço da obesidade infantil através do cuidado e melhoria da saúde e nutrição das crianças.

Durante o período de um ano o município avançou muito, como explica a nutricionista e técnica do PREOTEJA em Vila Nova, Aurileia Paiva.

Publicidade

“Durante o ano de 2022 teríamos que alcançar três eixos de combate à obesidade infantil e assim permanecer no programa, conseguimos alcançar 100% da nossa meta. Somos um dos primeiros municípios que já conseguiu aprovação e e publicação dessa lei municipal de ambiente escolar saudável”.

Aurileia ainda informa que Vila Nova seguirá trilhando ações que garantem a promoção da alimentação saudável. “Nossa meta esse ano é ultrapassar o que conseguimos ano passado, uma das ações previstas é a implantação de uma horta em todas as escolas do município. Gratidão à gestão municipal pela confiança no meu trabalho e pelo compromisso com a saúde pública”.

O nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Vila Nova do Piauí, José Filho, falou sobre as ações e da importância da alimentação saudável dos alunos, principalmente por estarem na fase da vida em desenvolvimento.

“É com uma alimentação saudável, balanceada e adequada junto a prática de atividade física, que teremos uma vida mais saudável, disposição para os afazeres, principalmente os escolares, sem doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras e Vila Nova tem se destacado neste quesito. Por isso, parabenizo o ex – prefeito Edilson e o atual prefeito Belim por apoiar políticas públicas para o setor”, disse.

O secretário de Educação, Flávio Sousa, destaca que a gestão tem se esforçado na pauta da alimentação saudável e que, a consequência é Vila Nova sendo destaque na adoção de boas práticas alimentares.

“A Educação tem trabalhado em conjunto com a Saúde e o Meio Ambiente para alcançar todos o requisitos do PROTEJA e assegurar que Vila Nova seja destaque e referência na alimentação escolar adequada. A aprovação da lei municipal é uma grande felicidade e mais uma forma de oferecermos uma merenda saudável para nossos estudantes”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS