Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | 1ª Conferência discute melhorias para gestão e trabalhadores do SUS

Publicado

em

A 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde de Vila Nova do Piauí, foi realizada nesta quarta-feira, 26, na Câmara de Vereadores.

O evento promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde do município e Conselho Municipal de Saúde, teve como público-alvo gestores em saúde, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares e demais profissionais da Secretaria de Saúde.

A Conferência segue com palestras, divisão de grupos, formulação de propostas para melhorias nos serviços do Sus, e a escolha de delegados que irão representar o município na etapa estadual e nacional. Neste ano o tema trabalhado é “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. O objetivo do evento é debater o tema proposto, bem como reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes entre gestão e classe trabalhadora a cerca do trabalho e da educação em saúde.

A solenidade foi marcada pela formação da mesa de honra e execução dos hinos nacional e municipal. O dispositivo foi composto pela secretária de Saúde, Evaneide Silva; a assessora técnica da Secretaria de Saúde, Almerinda Luz; a diretora da UBAS, Kátia Leila; e a fisioterapeuta Mikaela Rocha, que esteve representando os trabalhadores de saúde.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcilene Luz, fez a apresentação do Regimento Interno. Após lido e aprovado o regimento, foi decretada oficialmente aberta a plenária.

Marcilene destacou que ainda são notórias algumas dificuldades na efetividade do SUS. “É indispensável a nossa contribuição, pois é uma obrigação nossa contribuírmos porque estamos usando os serviços do Sistema Único de Saúde”, destacou.

Dentro da temática central são discutidos três eixos: Eixo 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;

Eixo 2 – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime, e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;

Publicidade

Eixo 3 – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o Sus acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

A secretária de Saúde, Evaneide Silva, fez uso da palavra representando o prefeito Belim e deu boas-vindas ao público. “Que seja uma manhã produtiva de muito aprendizado e conhecimento e possa cada vez mais melhorar nosso sistema que é o Sus”, disse agradecendo ao público.

Palestra

Na conferência municipal foi ministrada palestra pela nutricionista, Aurileia Paiva, que trabalhou sobre os três eixos.

“Essa conferência é voltada para o profissional de saúde. Essa é a primeira do município, a quarta nacional e teremos a segunda no estado do Piauí”, destacou.

Grupos de trabalho e delegados

Após a palestra, grupos de trabalho foram formados para discutir e elaborar propostas de melhorias para a gestão no trabalho e educação em saúde. As propostas serão levadas para a conferência estadual e nacional pelos delegados.

Publicidade

Os delegados escolhidos para representar Vila Nova do Piauí na conferência estadual e nacional, são: Amanda de Alencar Silva, Taynara Oliveira, Antônia Maria de Alencar, Francisco de Sousa, Kilson da Silva, Laura Vitória, Marcilene Luz e Evaneide Silva.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS