Connect with us

POLÍTICA

Partido Progressista pode mudar de lado e apoiar Lula em 2018

Publicado

em

A fidelidade do PP ao governo Michel Temer não é novidade, mas o jogo pode virar em 2017, isso é o que deixou a entender o presidente nacional da sigla, o senador piauiense Ciro Nogueira. Em entrevista concedida à TV Cidade Verde, na tarde desta sexta-feira, ele deixou clara a vontade de apoiar Lula em 2018. “Eu não me vejo votando contra o presidente Lula se ele vier a ser candidato”, disse Ciro.

A expectativa de Ciro era lançar chapa pura para a disputa da presidência da República nas eleições de 2018 com o atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi (PP), como candidato. “Conversamos com o Ministro Blairo Maggi [ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento], mas ele disse que não é candidato, então apoiaremos outro partido”, revelou o senador.

Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP (Foto: Divulgação)
Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP (Foto: Divulgação)

Diante da negativa de Maggi a saída, como adiantou o próprio Ciro, é apoiar outro partido, e se depender do senador o PP se juntará ao PT na tentativa de eleger Lula como presidente no pleito majoritário do próximo ano. A vontade do presidente é compartilhada pelo PP Nordeste, mas refutada totalmente pelos Progressistas das outras regiões do país. A queda de braço será decidida só nas convenções partidárias, que acontecem no início de 2018.

“Por tudo que o presidente Lula fez para o Nordeste, pela população mais pobre, pelos investimentos sociais que ele trouxe para o Nordeste… eu não me vejo votando contra o presidente Lula se ele vier a ser candidato. Mas isso é um sentimento dos Progressistas do Nordeste, onde o Lula teve mais efetividade. A grande maioria nos outros estados tem um sentimento contra o PT; então é uma decisão que vai para a disputa na época da convenção. Ainda não está claro”, destacou Ciro Nogueira.

Firmino em 2022

Na entrevista Ciro Nogueira ainda revelou que pretende levar o prefeito de Teresina Firmino Filho para o PP. “Eu tenho um sonho de muito tempo de ter o Firmino como Progressista em 2018; é um eterno convidado para ser parte do partido e até acho que isso vai acontecer um dia”.

O Partido Progressista ainda sonha lançar, em breve, um candidato ao governo do Estado. Isso pode acontecer, mas provavelmente só em 2022 (e talvez, com Firmino de candidato) porque em 2018, segundo o senador Ciro, a pretensão é garantir a reeleição de Wellington Dias. “Temos essa aliança política com o governador desde 2014, temos esse compromisso com a reeleição dele”.

Publicidade

Fonte: Portal Az

Foto destaque: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS