Connect with us

Sem categoria

Empresa do Sudeste acata decisão de juiz do Piauí e tira Whatsapp do ar

Publicado

em

Uma Nota divulgada na noite desta quinta-feira (16/02) pelo Núcleo de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança informa que uma empresa de provedor de infra-estrutura (backbone) com sede na região Sudeste do país acatou a decisão judicial do juiz da Central de Inquéritos da Comarca Teresina e bloqueou o aplicativo whatsapp para seus clientes. A medida atinge usuários dos estado do Rio de Janeiro.

Essa empresa foi a primeira do pais a cumprir a decisão judicial. A Secretaria Estadual de Segurança reitera que a medida cautelar tem o intuito de pressiona o aplicativo a colaborar com as investigações da polícia do Piaui.

 

DECISÃO HAVIA SIDO DERRUBADA PELO TJ-PI

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), Raimundo Nonato Alencar, concedeu nesta quinta-feira (26/02) liminar tornando inválidos os efeitos da decisão do juiz Luiz Moura de Correia, da Central de Inquéritos de Teresina, que pedia a suspensão imediata do uso do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil. O sistema online do TJ-PI permite visualizar que a decisão monocrática, ou seja, tomada por apenas um magistrado, foi publicada por volta das 15h. Os detalhes do processo não foram divulgados, já que a investigação corre sob segredo de justiça.

Publicidade

O QUE É BACKBONE?

Backbone significa “espinha dorsal”, e é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. É a espinha dorsal da Internet. Esta rede também é a responsável por enviar e receber dados entre as cidades brasileiras ou para países de fora. Para que a velocidade de transmissão não seja lenta, o backbone utiliza o sistema “dividir para conquistar”, pois divide a grande espinha dorsal em várias redes menores.

Para entender melhor o conceito, pense no backbone como uma grande estrada, que possui diversas entradas e saídas para outras cidades (redes menores). Nesta estrada, trafegam todos os dados enviados na Internet, que procuram pela cidade certa a fim de entregar a mensagem.

No Brasil, as empresas prestadoras deste serviço são: BrasilTelecom, Telecom Italia, Telefônica, Embratel, Global Crossing e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

BLOQUEIO – Como os sites, no submundo dos bits, nada mais são do que números de identificação, uma vez que esses códigos identificadores sejam bloqueados de modo que o backbone não possa enviar seu conteúdo, o país inteiro fica sem autorização para acessar as páginas.

Publicidade

 

Fonte: O Olho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS