Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Delegacia Regional de Picos adere a campanha nacional de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas

Publicado

em

A Delegacia Regional de Picos aderiu a campanha nacional de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. A coleta acontece entre os dias 14 e 18 de junho na Central de Flagrantes, em Picos.

O delegado Rodrigo Morais comentou sobre a campanha e destacou as atividades que serão realizadas em Picos.

“A campanha é nacional, é uma campanha lançada pelo Ministério da Justiça em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Ela terá início agora no dia 14 e vai até o dia 18 de junho, uma semana inteira para a coleta de material genérico de parentes próximos que tiveram pessoas desaparecidas”, afirmou.

Rodrigo Morais ainda destacou que inúmeras pessoas são enterradas como indigentes por não ter essa identificação. Segundo ele, a coleta de DNA poderá ajudar a reconhecer o parentesco de restos mortais não identificados.

Delegado Rodrigo Morais

“Inúmeras pessoas, inúmeros restos mortais são enterrados como indigentes, sem que se saibam quem são sua árvore genealógica se assim posso falar, não se sabe quem são os pais, parentes. Poderão vir doar, de preferência pai, mãe, segundo lugar, filho e cônjuge, terceiro lugar, irmão. E esse material poderá ser comparado com ossadas e restos mortais com pessoas que até o momento não tiveram seu grau de parentesco identificado, estão inclusive no IML, o órgão em Teresina tem restos mortais aguardando identificação há anos”, destacou.

Publicidade

Segundo o delegado, o procedimento é simples, ao se identificar a pessoa será direcionada para realizar um boletim de ocorrência, o interessado assinará um termo de consentimento, e então os peritos irão colher o DNA e encaminhar para Teresina.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS