Connect with us

Massapê do Piauí

Câmara de Massapê realiza sessão em homenagem às mulheres e entrega título ‘Mulher Cidadã Massapeense’

Publicado

em

A Câmara Municipal de Massapê do Piauí realizou na noite desta terça-feira, 21 de março, uma Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, e fez a primeira entrega de título ‘Mulher Cidadã’ para mulheres indicadas pelos vereadores da Casa.

O Título de Mérito a Mulher Cidadã no município de Massapê do Piauí, foi instituído, através do Projeto de Lei nº 351\2022, de autoria da vereadora Josuene de Carvalho Santos, aprovado pelos vereadores em plenário, na Casa Legislativa, e foi sancionado pelo prefeito Rivaldo Carvalho, em 1º de agosto de 2022.

O título ‘Mulher Cidadã’, visa homenagear mulheres que tenham prestado relevantes serviços ao município e munícipes nas áreas do social, educação, empresarial, liderança, saúde, comunitária, cultural, esportiva, artística, na defesa dos direitos das crianças, idosos e das mulheres, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania.

Conforme o PL, as indicações das mulheres homenageadas com a honraria, são indicadas pelos vereadores, onde cada parlamentar pode fazer a indicação de um nome a cada ano. O projeto prevê ainda, que a honraria deve ser entregue anualmente no mês de março.

Na sessão, foram homenageadas sete mulheres, que entraram para livro próprio, denominado Livro de Registros de Concessão de Honraria Mulher Cidadã, em que consta informações como nome, número do decreto, data da entrega, entre outros.

As mulheres homenageadas foram Tereza Sabina da Silva Martins, por indicação do vereador Gracias Leite, (não compareceu a sessão), Josefa Delmira Xavier(Dideca), indicada pelo vereador Antônio Augusto Xavier, o Totonho, Rosolândia Farias de Oliveira Silva, por indicação da vereadora Remédios Carvalho, Solange Maria de Carvalho, indicada pela vereadora Josuene Santos, Maria Josefa da Conceição Silva(Beloca), uma indicação do parlamentar Nonato Apolônio (representada pela vice-prefeita Bruna Leal), Josefa Maria da Silva (Deca), pelo presidente José Marilson e Margarida da Conceição Sousa Mendes uma indicação do vereador Ozeas Gomes.

As homenageadas se destacam pelo seus relevantes trabalhos realizados no setor público, ramo empresarial, liderança comunitária, agricultura e artesanato.

A autora da honraria que concede a homenagem as mulheres, disse que o Projeto foi elaborado como forma de uma de suas bandeiras de lutas, que é a valorização das mulheres massapeenses, que tem suas lutas, histórias, conquistas e merecem o reconhecimento.

Josuene ainda fez referência a luta das mulheres para ganharem seu espaço na sociedade, para conquistarem seus direitos e serem reconhecidas e valorizadas, e que mesmo com os avanços, a mulher enfrenta uma luta diária contra um cenário de violência, preconceito, desvalorização e desrespeito, que ainda muito presente na sociedade.

Ela ressaltou que as homenageadas com a honraria são mulheres empoderadas, de garra, tem história e são inspiração. “Precisamos ser mulheres empoderadas que lutam pelo seu espaço. E temos em nosso munícipio muitas mulheres empoderadas em vários setores, que trabalham e se destacam pelas atividades que exercem, sendo exemplos a serem seguidos”, disse ela, que citou a mãe, como a sua inspiração.

O presidente da Câmara, o vereador José Marilson destacou a importância do evento. “Nosso intuito é demonstrar o quão as mulheres são importantes e fazer com que se sintam ainda mais especiais. Dizer que essa é a primeira sessão em homenagem ás mulheres, com a entrega da honraria, e que nossa perspectiva é melhorar e aprimorar mais a cada ano essa forma de homenagem. Quero parabenizar a cada mulher, as que receberam a honraria, também as vieram participar e abrilhantar nosso evento, vocês são merecedoras de todas as homenagens”, disse.

A vice-prefeita de Massapê, Bruna Leal, parabenizou a vereadora Josuene pelo Projeto e ressaltou a importância da homenagem na valorização da figura feminina. “Esse é mais um passo na valorização da mulher, é muito importante a idealização de iniciativas que intensifique as homenagens e as discussões para que as mulheres sejam cada vez mais valorizadas e respeitadas. E ressaltar que momentos como esses são relevantes para reforçara nossa luta pela valorização, mas que as iniciativas devem acontecer durante todo o ano, a valorização e o respeito devem acontecer diariamente”, afirmou.

Bruna frisou que muito já foi conquistado, mas que ainda há muito o que melhorar no tocante a valorização da mulher. “Muitas vezes, a figura feminina é desacreditada, taxada de não ser é capaz de exercer determinada função. Tem um ditado que coloca a mulher como sexo frágil, mas a mulher de frágil não tem nada, a gente carrega o mundo na costas, pela nossa família, amigos, pelos nossos objetivos, nossa profissão, a gente e capaz de mover o mundo com resiliência, com amor e a empatia necessária que faz o diferencial”, finalizou.

Também se pronunciaram os vereadores Antônio Augusto da Costa Xavier, Raimundo Nonato de Carvalho, Maria dos Remédios Carvalho, José Duruteu de Barros Filho e Ozeas Ferreira Gomes, que parabenizaram a autora do Projeto, bem como destacaram a importância do mesmo para reconhecer, divulgar e incentivar o trabalho realizado por mulheres do munícipio.

Os parlamentares, também, fizeram menção as mulheres que homenagearam, enaltecendo a grandeza do papel que elas exercem, demostrando respeito e admiração pela história de cada uma.

As mulheres homenageadas, que na sua maioria estavam bastante emocionadas, também, usaram a tribuna para agradecer a homenagem, demonstrando a alegria pelo reconhecimento de suas lutas.

Fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS