Connect with us

Bocaina

Na abertura do ano legislativo, Câmara de Bocaina denuncia Sesapi por atraso de repasses ao hospital

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Bocaina, realizou na tarde deste sábado (19), a primeira sessão ordinária de 2022. A reunião legislativa foi presidida pelo vereador, Zé Filho (PP), presidente da Casa.

Na sessão de abertura dos trabalhos legislativos participaram seis dos nove vereadores: Zé Filho (PP), Goretti Barros (PSB), Tunico (PP), Beto (PT), Cleudo (PP) e Naldo Leão (PP).

O vereador Naldo Leão (PP) apresentou um requerimento verbal reivindicando o repasse financeiro pelo governo do estado ao Hospital Municipal Jomásio dos Santos Barros. De acordo com o parlamentar do Partido Progressistas, os recursos que são oriundos do governo federal chegam ao estado, mas estão há três meses sem chegar ao município. O último foi em novembro.

Em seu pronunciamento ele destacou que vai requerer à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) a devida regularização.

“Os recursos saem do governo federal para o fundo estadual de saúde, a Sesapi. O governo federal fez a parte dele, transferiu o recurso de dezembro, janeiro e fevereiro. E o governo do estado não transferiu nem dezembro, nem janeiro e nem fevereiro. Estamos há três meses sem receber um centavo, por conta do governo do estado que se apoderou desse recurso que não lhe pertence. Pertence ao município”, disse.

De acordo com a direção do hospital, informação que foi repassada o vereador, em média por mês, o recurso é estimado em cerca de R$ 25.000, 00.

Publicidade

“Já é pouco por conta da inflação. Insumos, medicamentos, material de limpeza, tudo aumentou e o recurso continua o mesmo. Achando pouco o governo ainda atrasa. Estamos solidários com a administração da Dra. Wanderlene. Vamos procurar os meios legais e levar ao Ministério Público Federal já que se trata de verba federal”, acrescentou Naldo.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Filho, declarou desempenhar o bom trabalho em consonância com os demais parlamentares. “Esperamos desenvolver um trabalho que venha atender as aspirações dos nossos munícipes e também trabalhar de acordo com os colegas, sempre combinando tudo, de acordo com o regimento interno e que tenhamos uma boa convivência esse ano”, declarou.

Sobre o requerimento apresentado na forma verbal, o presidente Zé Filho reafirmou que “tem total apoio da Câmara Municipal porque a saúde é de grande necessidade para o nosso município. É algo que não pode ser deixado para depois. Tem que ser pra hoje mesmo. Se tem a despesa mensal tem que ter o recurso para cobrir essa despesa mensalmente”.

Na primeira sessão de 2022 fizeram uso da palavra os vereadores Cleudo e Tunico declarando apoio ao parlamentar Naldo. Além destes, os vereadores Beto e Goretti Barros também se pronunciaram em breve discurso.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS