Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Câmara de Picos aprova projeto que autoriza município a comprar vacinas contra à Covid-19

Publicado

em

Em sessões extraordinárias realizadas na manhã desta quarta-feira, 10, a Câmara Municipal de Picos aprovou o projeto que autoriza o município de Picos a comprar vacinas contra à Covid-19. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos 14 vereadores presentes.

O presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, comentou sobre a aprovação do projeto. Ele ainda destaca após a publicação o município já estará autorizado para fazer a compra de vacinas.

“Convocamos os vereadores para que fizéssemos duas sessões extraordinárias, e hoje, já conseguimos fazer a votação por unanimidade desse projeto, que concede o direito ao município de aderir ao Consórcio Nacional para aquisição de vacinas, insumos e medicamentos. Com certeza, ele vai sancionar ainda hoje, amanhã já deverá estar publicado, e com isso, o direito a adesão já estará autorizado. Com a aprovação o prefeito poderá utilizar o dinheiro que vem para o Covid para comprar vacinas, insumos e medicamentos”, frisou.

Presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Chaguinha

Segundo o vereador Chaguinha, a oposição apoiou a iniciativa e facilitou para que a sessão acontecesse na manhã de hoje, pois a sessão aconteceria apenas amanhã (11).

De acordo com o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, agora é aguardar que apareça algum consórcio que tenha o planejamento de adquirir vacinas por fora do Governo, e que se enquadre no programa de compra de vacinas. Aldo Gil ressalta que o município já está apto para comprar vacinas através de consórcios.

Publicidade

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil

“A cidade de Picos juntamente com mais 14 municípios do Piauí fizeram essa adesão, no caso específico de Picos, nós já conseguimos aprovar em duas votações aqui na Câmara, e agora nós estamos aptos para aderir essas vacinas através de consórcios”, pontuou.

Aldo Gil ainda destacou como funciona o consórcio e garantiu que caso haja possibilidade, o município tem condições de fazer aquisição da vacina. “Se houver um consórcio com financiamento da indústria e do comércio, as cidade que tiverem aderido a esse consórcio vão receber gratuitamente essas vacinas, as que estiverem cadastradas como Picos está hoje. Caso haja a possibilidade do município comprar, Picos hoje ainda tem na faixa de R$ 4,5 milhões na conta Covid, por exemplo, a vacina da Coronavac custa em média cinco dólares, então sairá em torno de R$ 30, então Picos hoje tem capacidade de comprar vacinas. De uma forma ou de outra, vamos buscar meios extras para conseguirmos conseguir vacinas extras para nossa cidade”, informou.

A sessão contou com a presenta dos seguintes vereadores: Chaguinha (PTB); Toinho de Chicá (PP); Filomeno Portela (PP); Maté (PP); Dalva Mocó (PTB); Gilson Nunes (PTB); Hugo Victor (MDB); Rinaldinho (MDB); Renato (PT); Wellington Dantas (PT) e Valdívia Santos (PT) e Zé Luís (MDB). A sessão teve como única ausência o vereador Eriberto Barros (PP).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS