Connect with us

GERAL

Secretário de Saúde de Picos lamenta filas formadas para vacinação de idosos

Publicado

em

O secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, lamentou as filas formadas na noite desta segunda-feira, 22, e na manhã desta terça-feira, 23, por centenas de pessoas para receber a vacina contra à Covid-19. A Saúde de Picos inicia a distribuição de senhas a partir das 07h00, e as doses começam ser aplicadas a partir das 07h30.

De acordo com o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, o fato se dá pela insegurança das pessoas em não receber a vacina, visto que, as doses enviadas pelo Ministério da Saúde têm sido insuficientes de atender a demanda de cada faixa etária.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil

“Nós lamentamos o ocorrido. Entendemos a população, o pessoal está com medo de faltar doses, de fato, não temos doses suficientes, o Ministério da Saúde não está enviando doses suficientes para cada faixa etária. Tivemos o problema com os idosos acima de 80 anos porque o Ministério da Saúde está pegando como base o último censo do IBGE, que foi realizado há 10 anos. Ontem realizamos uma reunião extraordinária na Câmara, onde chamamos diversas entidades para tentarmos achar uma solução”, frisou.

Filas formadas para vacinação – Foto: Reprodução

Aldo Gil destacou que o município está buscando respaldo jurídico para que possa concluir a vacinação de idosos de 80 a 90 anos. “Buscando respaldo jurídico para isso, queremos voltar para o público de 90 anos, finalizar esse público, passarmos para 85 a 89 anos, depois 80 a 84 anos, finalizar esse público, para voltarmos a faixa etária de 75 anos. Esse medo que está sendo gerado na população e a gente compreende, estamos na fase de pico da doença, a gente entende o desespero deles, mas também sabemos que foi gerado pela insegurança de não saber se vai receber a vacina ou não, então a solução no nosso entendimento é que deve seguir o cronograma natural da faixa etária”, explicou.

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Segundo Aldo Gil, quando os profissionais de saúde chegaram no local já existia aglomeração em alguns pontos com filas organizadas pela própria população. “Quando nossas equipes chegaram aos dois postos já existia uma organização própria dos moradores e havendo consenso para tentar organizar, recebemos essa organização feita pelos próprios usuários estavam nas filas até para evitar conflitos. Houve a guarnição da Polícia Militar, de modo que hoje pela manhã não houve nenhum tipo de conflito”, assegurou secretário.

Publicidade

Até ontem, Picos já havia imunizado 3.610 pessoas em primeira dose, e 1.312 em segunda dose.

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos emitiu na manhã desta terça-feira, 23, uma nota lamentando o ocorrido. Veja nota: 

A SMS de Picos vem a público lamentar o fato de que pessoas estiveram desde ontem à noite em filas nos postos de vacinação esperando uma senha que só seria distribuída pela manhã, dentro do horário determinado pelo cronograma da Coordenação de Imunização de Picos.  Reiteramos que a quantidade de doses está sendo determinada e enviada pelo Ministério da Saúde, e está sendo insuficiente para suprir a demanda de cada faixa prioritária, também determinada pelo MS e baseada em dados defasados de um censo de vários anos atrás.  Compreendemos a preocupação da população e somos solidários neste momento. Mas não nos resta outro caminho senão respeitar as determinações dos órgãos federais e estaduais e pedir  que sigam o cronograma destinado aos postos, chegando o mais cedo possível, mas sem a necessidade de passar a noite em filas que geram aglomerações e trazem risco elevado de contaminação, exatamente o que nossa imunização quer prevenir.

Estamos estudando um meio que contemple essa situação da melhor forma possível, mas enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda, nos depararemos com filas. Estamos trabalhando incessantemente para conseguir imunizar toda a população Picoense, por isso somos uma das poucas cidades do Piauí e do Brasil que aderiram ao consórcio de vacinas, para estarmos prontos para adquirir o imunizante para todos os picoenses assim que for liberado para compra.

Nosso compromisso é com a saúde do nosso povo. E seguimos decididos a vencer essa crise de saúde com a solidariedade e compreensão de todos.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS