Connect with us

Belém do Piauí

Com escolas funcionando em tempo integral, aulas da rede municipal tem início em Belém do Piauí

Publicado

em

Uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), é escola em tempo integral — na qual o estudante tem sete horas de aula por dia, em vez de quatro. Os munícipios terão um período de tempo para se adequarem a essa expansão da jornada escolar.

No munícipio de Belém do Piauí, a Educação em Tempo Integral já é uma realidade. Teve início nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, as aulas da Rede Municipal de Ensino do ano letivo de 2023, com as escolas funcionando em tempo integral.

Com a ampliação da jornada escolar, serão ofertados dois lanches e almoço aos estudantes, que estarão na escola, das 8h ás 15h, desenvolvendo suas habilidades e competências nos componentes curriculares, além de outras atividades como balé, esportes, informática, jogos, desenhos, dentre outros.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, o supervisor de ensino, Jairo Dias, coordenadores, diretores e professores recepcionaram de forma calorosa os alunos em seu primeiro dia de aula do ano letivo.

Na oportunidade, foram distribuídos para todos os alunos da rede municipal kits de material escolar e o complemento da farda.

Na Creche Tia Joaninha, a escola preparou um espaço lúdica e recreativo para receber os pequenos de 0 a 3 anos.

Na Pré-Escola Jeudo José dias, as professoras se caracterizaram e também prepararam um espaço recreativo para a chegada dos alunos.

A Escola José de Moura Leal, que oferta a modalidade de ensino de 1ª ao 5º ano, ganhou uma decoração especial na entrada. Os alunos foram acolhidos de forma carinhosa no pátio da unidade de ensino por toda a equipe.

Na instituição pública de ensino, Monte Sinai a qual funciona o Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), a secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, o supervisor de ensino e a equipe da escola, estiveram nas salas de aula, dando as boas vindas para os estudantes.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, disse que a ampliação da jornada escolar tem como foco principal melhorar a aprendizagem, tendo em vista a defasagem causada pelo período de pandemia. “Nosso intuito é trabalhar em prol de um processo de ensino e aprendizagem melhor a cada dia, e precisamos buscar reverter o atraso do ensino aprendizagem dos alunos, causado na pandemia”, disse.

A gestora falou sobre os desafios da escola em tempo integral e destacou que as expectativas para o ano letivo são as melhores. “Trabalhamos para estarmos preparados para recebermos bem os estudantes, as famílias e os servidores. Foram necessárias várias modificações e adequações dos prédios escolares, equipamentos e profissionais para que a educação integral pudesse ser efetivada e, estamos preparados para que a aprendizagem aconteça de forma adequada e com qualidade. Desejamos a todos um ano letivo de muita alegria e sucesso”, afirmou a secretária, que agradeceu o empenho de todos, principalmente, do prefeito Ademar Carvalho, pelo compromisso com a educação de Belém do Piauí.  

Aproximadamente 1 mil alunos, matriculados em nove escolas na rede municipal – zona rural e urbana, iniciaram as atividades pedagógicas de 2023.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_8888.jpg

Fotos:

Fotos da Escola Raimundo José Gome Caboclo:

Escola da Vista Bela:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS