Connect with us

Campo Grande do PI

Educação de Campo Grande apresenta experiências exitosas na rede municipal em Seminário do PPAIC

Publicado

em

Para compartilhar experiências de sucesso desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação de Campo Grande do Piauí promoveu nesta quinta-feira, 17 de agosto, o I Seminário Municipal do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

O seminário teve como objetivo apresentar as boas práticas de Alfabetização, observação e registro do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização experenciadas no chão da escola.

O Seminário, que tem como tema “Avaliar para ensinar”, aconteceu na sede do CRAS, reunindo professores, alunos, pais de estudantes e as equipes formadoras do programa no município e representantes da 9ªGRE.

Na cerimônia de abertura, após a entoação do hino de Campo Grande, aconteceu a apresentação cultural ‘Olha o fogo, olha o fogaréu, conduzida pelas alunas da Educação Infantil da Escola Felix Barbosa da Silva.

A secretária de Educação, Eliciana Bezerra, falou sobre a importância do programa “Aderimos e abraçamos o PPAIC, e assumimos esse compromisso por reconhecer a importância do programa para a alfabetização de nossas crianças mas, para que ele acontecesse, precisou da dedicação de cada um dos professores, gestores, formadores que aqui estão e, é isso que tem acontecido em Campo Grande do Piauí. Aproveito o momento para parabenizar e agradecer a todos pelo empenho e esforço”, disse.  

Na ocasião, foi ministrada uma palestra pela professora Ana Patrícia de Sousa Gonçalves, que tem várias especialidades na área pedagógica e também é coordenadora do PPAIC na cidade de Picos. Ela abordou sobre o tema central do Seminário com reflexões acerca da avaliação da legitimidade do processo de ensino e aprendizagem e os entraves que a cercam.

Após a palestra, aconteceu o compartilhamento de boas práticas, quando professores, gestores escolares e alunos apresentaram as experiências exitosas vivenciadas no cotidiano escolar. 

As escolas da Educação Infantil iniciaram as apresentações. A unidade de Ensino Antônio Ferreira de Oliveira, trouxe o ‘Sistema de escrita alfabética’; a Escola Cícero Barbosa, mostrou sobre ‘Literatura e educação antirracista’, ‘Jogos, Brincadeiras e Interação’, foi apresentado pela Creche Maria Madalena, e a Escola Félix Barbosa com a desenvolveu sobre a ‘Lenda da Abaiyomi – educação antirracista.

No Ciclo de Alfabetização, “O menino Maluquinho”, foi apresentado pela Escola Antônio Ferreira de Oliveira, a Unidade Escolar Cicero Barbosa trouxe a experiência exitosa, ‘Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende’.

Na gestão escolar, a Escola Cícero Barbosa apresentou a boa prática relacionada a valorização do professor “Escola que acolhe, educação que transforma’. Já a Unidade de Ensino Raimundo Esmero da Sousa, sobre a ‘Apropriação de dados utilizando resultados de simulado para um planejamento estratégico’.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_7076.jpg

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado, para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegura as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático, a Unidade de Ensino Raimundo Esmero, fez a apresentação “O despertar da leitura, através de histórias lendárias.

No final, os professores fizeram a escolha de experiências exitosas apresentadas pelas escolas municipais, aos serão levadas para o Seminário Regional do PPAIC, que vai acontecer em Picos.

Foram escolhidas a Educação Infantil – Creche Maria Madalena com ‘Jogos, brincadeiras e Interação’; Ciclo de Alfabetização – Unidade Escolar Raimundo Esmero de Sousa com ‘O despertar da leitura através de histórias lendárias’; Gestão Escolar – Escola Cícero Barbosa da Silva a “Escola que acolhe, educação que transforma, diretora Antônia Perpétua.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS